.... continua a ser celebrado da forma habitual.
Será assim, enquanto tiver vida....e memória!
domingo, 9 de junho de 2013
AI, MINGA, MINGA!
Que nos faz encolher a fazenda...... e humedecer os olhos...
Há mais de meio século, numa pequena aldeia, não a perdida nas Beiras, mas uma que, facilmente, se encontra por ali, entre os pinhais de Lafões, também ouvi a um dos agricultores da terra, lamentar-se dos efeitos nefastos do "desbexigar" do incontinente S. Pedro!
Vendido o vitelo por boa maquia, o Senhor Alfredo das Eiras, caseiro de terras boas, entendeu mandar fazer fato no alfaiate da terra. O tecido já o comprara a um cigano itinerante, que lhe vendera do bom, do melhor terylene francês, como o nosso agricultor fazia questão de anunciar, já de fato vestido, no adro da Igreja, antes das santas missas dominicais e durante todos aqueles dias de descanso do Verão quente.
Chegado o Inverno, o pior aconteceu, quando naquela manhã enevoada, decidiu calcorrear os dez quilómetros de mau caminho que o separavam da Vila, onde iria pagar a décima.
Surpreendido por forte chuvada, já no regresso, quando chegou à aldeia, e já num grupo de amigos, alguém lhe fez reparo de que o fato, o tal do último grito do terylene francês, havia minguado.
Perante o reparo e confundindo a fazenda, o Alfredo das Eiras, sem se incomodar com o fato encharcado, batendo com as mãos num dos bolsos traseiros das calças, , reclama em voz sonora: - AI MINGA, MINGA!....
sábado, 8 de junho de 2013
MEIO SÉCULO DEPOIS...
...é bom recordar companheiros do extinto Colégio de S. Frei Gil, que foi uma das luzes do Saber na Região de Lafões.
Que praticavam Desporto, numa ocupação saudável dos tempos livres e de sã convivência.
Saúde aos que que ainda andam por cá, que repousem em Paz os que partiram.... Um abraço, a uns e outros!....
Que praticavam Desporto, numa ocupação saudável dos tempos livres e de sã convivência.
Saúde aos que que ainda andam por cá, que repousem em Paz os que partiram.... Um abraço, a uns e outros!....
quinta-feira, 6 de junho de 2013
DEMOCRACIA versus CONSPIRAÇÃO RANÇOSA
Hoje, no "Notícias de Vouzela", um semanário de Lafões, a que tenho por hábito fazer alusão por aqui como sendo o "arauto de Lafões", tive especial prazer na leitura do editorial, o artigo de fundo, do seu Director-Adjunto Carlos Rodrigues. Num texto de escrita alegre e com um transparente cunho intimista, sob o título "Mais um orçamento, mais uma dor de cabeça", aborda com a habitual abalizada visão o cadente tema dos "Orçamentos". Mas é ao epílogo da sua narrativa crítica que, sem lhe pedir licença, pois sei não precisar, vou lançar âncora, começando por a transcrever:
"...... Em democracia, viver assim é sinal de que o direito à indignação está de pé. E o País de rastos, mas não é com promessas e juras de amores platónicos que se vai a algum lado.
Se não gostamos destes Orçamentos, isso é uma verdade. Mas somos de opinião que as respostas têm de vir mesmo da Assembleia da República e não da Aula Magna de Lisboa"
Acrescento eu, com menos pruridos: Portugal não vai a lado nenhum com gente que passou a vida a conspirar e a tentar chegar mais acima rasteirando tudo que se lhe depare pela frente. Se optámos pela via democrática de viver em Sociedade, há que lhe respeitar as regras. E, se é saudável que a sociedade civil discuta e reflicta livremente a propósito da causa pública, naquela não cabem conjuras macónicas ou carbonárias para derrubar governos como se derrubaram Monarquias. Essas práticas, já deviam estar relegadas para as catacumbas da História, que não é nada recomendável insistirmos nos erros do Passado, quando todos sabemos os perniciosos resultados que deles advieram. O País não pode estar dependente de figuras rançosas, sobretudo, quando sobre elas recai a maior parte das culpas de toda esta contaminação pelo vírus da bandalheira!....
quarta-feira, 5 de junho de 2013
O TUFÃO MUSICAL DOS ANOS SESSENTA...
.... não se quedou por terras atlânticas. Neste recanto, deixaram marcas Conjuntos como "Os Tubarões", em que se integravam jovens músicos de Lafões, os Ecos, os Sheiks e muitos outros grupos do Rock e do Yé-Yé,
Tal como em Portugal, a tendência musical que varreu toda a Europa nos anos sessenta, como uma onda gigante, também banhou Moçambique. Para lá de muitos outros, sediados na então lourenço Marques, Nampula e outras cidades, na Beira destacaram-se 2 conjuntos: "Os Rebeldes" e "Os Apaches", a coqueluche de gente jovem e menos jovem. Era a "beatlomania" que ia fazendo eco em festivais de Rock, em festividades e em salões de baile. Muitos dos jovens elementos que integravam estes grupos, tantas décadas depois, continuam a dedilhar as cordas das suas guitarras e a fazerem o que sempre fizeram, com mestria: a música! Longa vida, para eles!
Tal como em Portugal, a tendência musical que varreu toda a Europa nos anos sessenta, como uma onda gigante, também banhou Moçambique. Para lá de muitos outros, sediados na então lourenço Marques, Nampula e outras cidades, na Beira destacaram-se 2 conjuntos: "Os Rebeldes" e "Os Apaches", a coqueluche de gente jovem e menos jovem. Era a "beatlomania" que ia fazendo eco em festivais de Rock, em festividades e em salões de baile. Muitos dos jovens elementos que integravam estes grupos, tantas décadas depois, continuam a dedilhar as cordas das suas guitarras e a fazerem o que sempre fizeram, com mestria: a música! Longa vida, para eles!
terça-feira, 4 de junho de 2013
UMA MANIF, JÁ!
Hoje, convoco eu! Uma manifestação, com bandeirinhas, megafones e tudo o que faça barulho, em apoio aos pobres gestores DESTAS "swaps", que o Governo quer demitir, mas que se recusam, invocando a Lei, a sair!
Sejamos solidários para com os homens que zelarem pelos proventos de algumas empresas públicas e a quem , ao invés de serem galardoados no próximo dia 10 de Junho, Passos Coelho quer tirar o pão que tanto lhes tem custado a ganhar!
Porca miséria! Neste País em que todos mandam e não manda ninguém, porque a Lei, parece, só protege esta classe de gente!...
Apetece chorar, mas cantemos......
Sejamos solidários para com os homens que zelarem pelos proventos de algumas empresas públicas e a quem , ao invés de serem galardoados no próximo dia 10 de Junho, Passos Coelho quer tirar o pão que tanto lhes tem custado a ganhar!
Porca miséria! Neste País em que todos mandam e não manda ninguém, porque a Lei, parece, só protege esta classe de gente!...
Apetece chorar, mas cantemos......
UNIVERSAL...
... é o humor, de que bem precisamos, em especial, quando a Crise atormenta a nossa peculiar boa disposição.
Humor precisa-se, mesmo que venha de longe, de terras longínquas e amigas!
Humor precisa-se, mesmo que venha de longe, de terras longínquas e amigas!
quinta-feira, 30 de maio de 2013
"SWAPADAS" SINDICAIS

Nada de condenável a ocupação simbólica do Banco Santander, em Lisboa, por dirigentes sindicais da Carris. Até entendo a mensagem deste gesto de protesto, que os abutres das "swap" trazem muita "água no bico".
O que eu não sei é quando nós, os que não somos sindicalistas, nem disso fazemos vida e bolsa, ocupamos os sindicatos em protesto pelos 6,5 milhões anuais que eles nos custam a todos!...
AQUI
quarta-feira, 29 de maio de 2013
BATALHA NAVAL...
....no Már(io) da Palha!
NO C.M. de hoje: Dubai e Bahamas na rota das luvas
Mário Soares afirma que Paulo Portas tem sido chantageado pelo Governo devido ao seu envolvimento no ‘Caso dos Submarinos’.
Deixem-se de manobras de diversão, que já estou tentado em dar razão ao Portas! Este "submarino" submerge e emerge, ao sabor das estratégias partidárias, das caneladas, rasteiras e golpes baixos. Emerge, agora, sob o apito das bochechas deste almirante do Már(io) da Palha, na forma de frete ao 1º Tenente da sua Esquadra, na tentativa de desfazer a coligação e afundar este Governo, o que até nem seria tiro na água, se o método fosse limpo e o momento que vivemos mais apropriado a dança de cadeiras!
Investigue-se, de uma vez por todas, dê-se a conhecer ao País o que se passou com o negócio dos submarinos, puna-se quem tem que ser punido, sem tibiezas, mas que este almirante fossilizado deixe de brincar à batalha naval com canhoneiras de baixa política cujo único resultado palpável é encalhar o País num, ainda maior, atoleiro!
NO C.M. de hoje: Dubai e Bahamas na rota das luvas
Mário Soares afirma que Paulo Portas tem sido chantageado pelo Governo devido ao seu envolvimento no ‘Caso dos Submarinos’.
_____________________________________________
Deixem-se de manobras de diversão, que já estou tentado em dar razão ao Portas! Este "submarino" submerge e emerge, ao sabor das estratégias partidárias, das caneladas, rasteiras e golpes baixos. Emerge, agora, sob o apito das bochechas deste almirante do Már(io) da Palha, na forma de frete ao 1º Tenente da sua Esquadra, na tentativa de desfazer a coligação e afundar este Governo, o que até nem seria tiro na água, se o método fosse limpo e o momento que vivemos mais apropriado a dança de cadeiras!
Investigue-se, de uma vez por todas, dê-se a conhecer ao País o que se passou com o negócio dos submarinos, puna-se quem tem que ser punido, sem tibiezas, mas que este almirante fossilizado deixe de brincar à batalha naval com canhoneiras de baixa política cujo único resultado palpável é encalhar o País num, ainda maior, atoleiro!
terça-feira, 28 de maio de 2013
O DOM SEBASTIÃO EUROPEU...
... perdeu-se na bruma das suas próprias promessas! ♫♫♫♫♫.....HOLLANDE AVISA!
Até acredito que venha a acontecer! Toma especial cuidado, tu, em particular, que chegaste ao poder que nem um sapo inchado, cuspindo insectos, com fanfarronices e promessas de quem vinha ungido de Salvador da Europa (e perante quem se curvaram os eternos e tristes estrangeirados que chafurdam nas minhas berças), e, agora, andas acabrunhado, como balão vazio....ou garrafão de Bordeaux já só com borras.... E, não te desejando má sorte, que não tenhas castigo maior que não seja ficares conhecido pelo maior bluff da Europa em Crise.....em que a maioria dos teus confrades em terras lusas já são doutorados!
segunda-feira, 27 de maio de 2013
MORRER DE PÉ...
....e viver deitado!
Diz-se, e eu acredito, que as árvores morrem de pé.
Até porque este pinheiro, da foto, já o conheço deitado há mais de dois anos e continua agarrado à vida!
Tombou, mas continua vivo e perene!
E, espero, como este País!...
Diz-se, e eu acredito, que as árvores morrem de pé.
Até porque este pinheiro, da foto, já o conheço deitado há mais de dois anos e continua agarrado à vida!
Tombou, mas continua vivo e perene!
E, espero, como este País!...
sexta-feira, 24 de maio de 2013
BARÕES MAL ASSINALADOS
O "busílis", ou o conflito, reside aqui: nunca gostei dos "barões" que se eternizam nos partidos, impedindo que eles se renovem por dentro, libertando-se de vícios e dogmas falhados....O que me leva a "engolir um sapo", não tão anafado como o Marocas, e, apesar de todas as asneiras, reconhecer algum mérito no actual Presidente do PSD.
É que quando os "barões" se ASSANHAM, algo está a mudar num Partido (e, por indução, no País).....para melhor ou pior ......mas para diferente!
Que estes barões, meus amigos, a cantarem há quase tanto tempo como o azeite, não são os barões "assinalados" e, há muito, rasgaram as estrofes d' Os Lusíadas!..
E, além do mais, também têm bolsos, onde não gostarão que mexam.......
quarta-feira, 22 de maio de 2013
E o "PÃO", senhores?
terça-feira, 21 de maio de 2013
SOU MAGREBINO?
Aquele arroto azul do Senhor Deputado Amorim, convenceu-me que, para lá da sua provável inteligência e saber, há uma arrogância indisfarçável, um chauvinismo latente que urge corrigir. Que de deputados e Presidentes de Câmara intolerantes e incapazes, já estamos bem servidos. Mesmo não me sentindo ofendido com a improvável condição de magrebino, sempre vou tendo o castigo de suportar e alimentar a cáfila mal educada que engrossa a caravana que, por nós engordada, tem mais por obrigação levar-nos a melhor destino, ao invés de se dedicar a trejeitos de peido e coice!
É no fim de uma "batalha" que fica à prova a índole de quem vence. Este senhor desnudou a sua. Às escâncaras!....
Candidate-se a tolerante que, assim, nunca chegará a intolerante Presidente de Câmara!
É no fim de uma "batalha" que fica à prova a índole de quem vence. Este senhor desnudou a sua. Às escâncaras!....
Candidate-se a tolerante que, assim, nunca chegará a intolerante Presidente de Câmara!
segunda-feira, 20 de maio de 2013
PARABÉNS, TIMOR!
Celebra-se, hoje, o 11º aniversário da Independência (restauração) de TIMOR!
Na nossa memória, ainda estão vivos aqueles dias dramáticos, de sofrimento e coragem, que antecederam a libertação total e a forma solidária como nós, portugueses, nos irmanámos no ideal e na luta dos timorenses, povo com quem partilhámos vivências durante séculos!
Uma Nação que vai trilhando o seu rumo, passo a passo, com a certeza de quem decide e escolhe o seu Futuro!
Parabéns, timorenses!
Na nossa memória, ainda estão vivos aqueles dias dramáticos, de sofrimento e coragem, que antecederam a libertação total e a forma solidária como nós, portugueses, nos irmanámos no ideal e na luta dos timorenses, povo com quem partilhámos vivências durante séculos!
Uma Nação que vai trilhando o seu rumo, passo a passo, com a certeza de quem decide e escolhe o seu Futuro!
Parabéns, timorenses!
quinta-feira, 16 de maio de 2013
O CANTO DO CISNE ENCARNADO

A maldição dos descontos voltou a fustigar as hostes benfiquistas.
Depois duma primeira parte em que vergastaram os ingleses com um futebol vistoso e dominador e duma segunda em que souberam controlar os ímpetos reactivos do Chelsea, os encarnados voltaram a provar o veneno do tempo de compensação.
A maioria dos portugueses esperava um tónico que lhes desse um pouco de ânimo neste vale de amargura em que o País vive aprisionado, mesmo sabendo que não é este tipo de alegrias que os libertará do sufoco com que lhes vão carimbando os dias.
Não o tiveram. Não por culpa da equipa, que se bateu com pundonor e soube ser uma digna representante do futebol e do desporto nacional além fronteiras.
E nem os aplausos e "berros" de alegria com que uma minoria daquela gente com comportamento "apátrido" - os que estão sempre contra tudo e contra todos, até contra eles próprios - , saudou o golo da vitória camone e que nos chegou a ferir os olhos e os ouvidos, retiram o brio do golpe de asa com que as águias voaram em Amsterdão.
Aquele canto no final da partida, o da maldição, foi um piar triste e imerecido que, mais do que o da Águia, foi o pesaroso cantro do cisne encarnado nesta competição europeia!...
Porque mereceram, PARABÉNS, BENFICA!
terça-feira, 14 de maio de 2013
SOPA DE MELGAS
Esta notícia OS INSECTOS E A ALIMENTAÇÃO faz-me crer que a FAO, não está a fazer uma futurologia tão disparatada como isso. Nem é inédito que alguns insectos e larvas façam parte da cadeia alimentar nalgumas regiões do Mundo. Lembro-me, por exemplo, em Moçambique, os makuas acompanharem a xima ou a matapa com uma espécie de insectos ou lagartas e viverem saudáveis. Aliás, ao que consta, certas indústrias alimentares já se servem de insectos como corantes de alguns produtos comestíveis.O que me interrogo é se, a efectivar-se a ideia, não estaremos, mais uma vez, a atentar contra o equilíbrio da Natureza....
Se for para breve, podem começar, desde já e de forma intensiva, pelas melgas ou mosquitos. Seriam menos a fazerem voos picados em volta da minha pista de aterragem!....
Que venha uma sopa de melgas!...
segunda-feira, 13 de maio de 2013
A TORRE E O PULMÃO
Já aplaudimos por aqui, merecidamente, a recuperação da TORRE DE VILHARIGUES.Ao marco histórico que ela representa e a outras actividades culturais que lhe estão predestinadas, acresce o posto de observação privilegiado que nos permite, num relance do olhar, sorver o oxigénio libertado daquela mancha verde, o pulmão de Lafões.
Como comprova a foto que mão amiga me fez chegar e que um "clic" feliz registou!
quinta-feira, 9 de maio de 2013
A NOSSA ESPIGA
Se no calendário litúrgico se celebra, hoje, a Quinta-feira da Ascenção, com mais ênfase, no Sul do País, celebra-se o Dia da Espiga. Um dos componentes do ramo que se colhe e guarda, é a espiga de trigo, a simbolizar o pão.
Para lá das celebrações, importa reflectir a propósito do "pão" que produzimos, quando sabemos que importamos cerca de 95% dos cereais de que necessitamos.
Talvez, a leitura deste trabalho sobre o tema, de 2011, no Público, nos ajude a compreender melhor a espiga chocha em que estamos metidos!
"A NOSSA ESPIGA"
quarta-feira, 8 de maio de 2013
MINERVA
Ainda não entendi das razões para tão insistente "gritaria" a propósito da imposição do exame da " 4ª Classe"!Para lá de um ou outro efeito contraproducente, numa visão pessoal, só vejo vantagens nessa prova, a que, também, os "jovens" da minha geração se submeteram. Cria, no espírito dos alunos, um sentimento de responsabilidade, uma meta que todos quererão ultrapassar, leva até elas uma mensagem de que, na vida, nada se faz sem esforço, nada se alcança sem o mínimo de trabalho.
Se não tem em vista eliminar ninguém ou impedir-lhe o normal fluir do Futuro, não sei onde está a apregoada "violência" sobre as crianças!
Não sei, mas fico a interrogar-me se tanto "berreiro" não passará de mais uma sinfonia estéril da orquestra dos alienados desta terra de facilidades e facilitismos...
domingo, 5 de maio de 2013
MÃE, ATÉ MAIS LOGO!
Sempre presente, todo os anos, meses e dias, mas com um beijo especial neste teu Dia, em que, mesmo não me lembrando, te senti embalares-me no teu regaço, onde de semente me fizeste fruto!
Para ti:
MÃE
Para ti:
MÃE
quinta-feira, 2 de maio de 2013
LAFÕES BY NIGHT
Assinar:
Postagens (Atom)









