quarta-feira, 2 de julho de 2014
PASSAGEIRO DO DESENCANTO
Ontem, Dia Mundial das Bibliotecas, com o Pensamento a fazer uma abordagem de gratidão a Gulbenkian pelos préstimos daquelas bibliotecas itinerantes, de infantes tempos, que me despertaram o precoce gosto pela leitura, uma das cogitações que me passaram pelo imaginário foi que o tempo do Ti António de Santa Comba era um comboio a vapor, pachorrento, mas seguro, sem acidentes de grande monta. Já, os tempos pós abrilada, um comboio rápido e com tanta velocidade e descontrole que se se vai despistando, descarrilando nas curvas e deixando-nos apeados à beira do abismo!
E, ainda que, quer num, quer noutro, privilegiasse, por opção jovem, viajar à janela para sorver os ventos livres, já cheguei a um ponto que nem sei qual a viagem mais segura. Se com um maquinista sisudo, de botas, mas experiente, ou com esta legião de condutores, libelinhas airosas, calçando ténis, formados à pressa, em escolas da treta, e sôfregos de chegarem ao destino......ao seu destino!
De mim, singular, que pouco sou e menos valho, não faz mossa de maior, nem qualquer risco, confrontar-me com a dúvida na escolha do comboio. O que preocupa, e saber que poderão haver milhares, ou até milhões, de passageiros desencantados, nesta Estação arruinada!
terça-feira, 1 de julho de 2014
OS AMANHÃS QUE CANTAM
Não acredito NESTA NOTÍCIA!
Um grande Líder, dos "Amanhãs que Cantam", e que vive para o Bem-estar do seu Povo, proporciona tanques de mel, leite de cabra e Rum, enquanto se submete a uma vida frugal , sem ostentações, não faz nem tem destas coisas!...
Essas mordomias capitalistas, são mais próprias de homens como o Ti António de Santa Comba, a quem deceparam a cabeça da estátua por ter morrido em leito de ouro e esmeraldas e viver faustosamente num harém, rodeado de odaliscas!
SINDICATOS DE FOLHA CADUCA

Pela quebra de confiança e desonra de compromissos, sou contra a retroactividade de medidas que visem cercear direitos já contratados pelo Estado, admitindo que elas surtam efeitos para contratos e admissões a seguir à aprovação dos diplomas que as suportem.
Mas, nem é, substancialmente, nos cortes herdados de Sócrates e que estes querem reeditar, que surge o pomo da minha surpresa......se é que o chega a ser no concreto.
Não vi, ainda, mesmo sabendo que, alguns, o fazem por sistema, independentemente da bondade ou justeza da medida, os Sindicatos, reagirem de forma tão virulenta quando estão em causa ordenados dos 600 aos 1500 €, como os ouvi, ontem, em tom colérico, porque o Governo pretende aplicar aquela receita socretina a vencimentos superiores aos 1500 €, invocando, eles, os sindicalistas, de forma repetida, nas televisões, o empobrecimento desses trabalhadores...
Sei que 1500 € não é comparável aos vencimentos de alguns "gameleiros" do sistema, pagos a preço de ouro, mesmo os que têm por especial currículo, descapitalizarem empresas públicas, mas, convenhamos, há situações bem mais gritantes a merecerem as vuvuzelas dos sindicatos. A não ser assim, um dia destes, estou a vê-los carpirem pelos pobres dos políticos, gestores públicos ou de deputados do "coça-coça"!
Que o princípio dos cortes, seja qual for o limite mínimo dos vencimentos, mereça discordância, toda a razão lhes assiste. Escusava era, como soe dizer-se, ser com tanta força, como os vi, ontem, com a alarmante preocupação pelos cortes em salários públicos acima dos 1500, o ano em Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, mas, onde, pelos vistos, só encontrou árvores das patacas com curto prazo de validade....e de folha caduca, como o serão alguns sindicatos de cariz e agenda partidários!
segunda-feira, 30 de junho de 2014
DECIDAM-SE, PORRA!
Histórico, este Balneário Romano foi, por Decreto governamental nº 28536, de 22/3/1938 (D.R. nº 66), considerado Monumento Nacional.
A crer no que se lê nas ruínas expostas, em constante degradação, aquele "título", por triste paradoxo, foi o passaporte para o seu requiem final.
As entidades locais quiseram intervir, não podiam. Consta que o IPPAR apoiava, o IGESPAR, mais tarde, não deixou. Empurra para aqui, empurra para acolá, adia este, adia aqueloutro, a culpa é do tal fulano, a culpa é do fulano de tal, é desta entidade, é daquela, que as bolsas andam fracas e, dizem, não haverem verbas. Só que não fazem, nem saem de cima....
Sabendo das ruas da amargura em que a Cultura em Portugal vai bocejando, moribunda, que longe vão os tempos em que se esbanjava em subsídios a filmes, festarolas e eventos da treta, apenas para dar sinal de vida, eu já nem sei se há IGESPAR, se há DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL, se ainda há gente na DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO CENTRO. Do que tenho a certeza é que as Termas de S. Pedro do Sul, que recebe milhares de visitantes e utentes do seu moderníssimo e qualificado Balneário, pródigos no reconhecimento da qualidade das águas que por ali jorram, se envergonham e preocupam em saber que, a continuar a incúria antiga, naquele local histórico, de tempos bem mais remotos que a própria Nação, haverão os vindouros de assistirem a escavações arqueológicas, para que se recolham os vestígios das ruínas soterradas. ESTAS AQUI DESCRITAS POR QUEM SABE
Mas, isto, resmunga o Vouguinha que, tal como o Constantino - passe a publicidade -, a fama já vem de longe, vai mantendo o seu estigma de rezingão!....
domingo, 29 de junho de 2014
O REI BACALHAU
O Rei Bacalhau, continua a reinar na mesa dos portugueses. Já foi manjar de ricos, virou sustento de pobres, voltou a ser iguaria de gente fina, regressou ao prato dos pobres. Hoje, é de todos, que os ricos, ainda que cada vez mais ricos, já são poucos e pobres ou remediados somos a esmagadora maioria!...
Acaba de ir em missão desportiva até ao Brasil, onde devem ter ficado as espinhas do nosso desalento, enquanto amantes do Futebol.
O Vouguinha recordou hoje, ao ouvir esta melodia, a valentia, as sagas dos homens do Mar, que deste rincão ibérico, rasgavam ondas, em marés longínquas em águas navegadas por Vikings, nos fiordes da Terra Nova.
Tempo de faina dura, mas que nos orgulha e continua a ser motivo de muita admiração!
Acaba de ir em missão desportiva até ao Brasil, onde devem ter ficado as espinhas do nosso desalento, enquanto amantes do Futebol.
O Vouguinha recordou hoje, ao ouvir esta melodia, a valentia, as sagas dos homens do Mar, que deste rincão ibérico, rasgavam ondas, em marés longínquas em águas navegadas por Vikings, nos fiordes da Terra Nova.
Tempo de faina dura, mas que nos orgulha e continua a ser motivo de muita admiração!
sábado, 28 de junho de 2014
LAGARDE, TOMATADAS E CATAVENTOS
O FMI é um poço e bondade, é uma sanguessuga, é a salvação, é a nossa desgraça, encarna o Bem, é a figura do Mal. A Lagarde diz uma coisa, os seus homens do fraque, fazem o contrário, nas surtidas. Fora a Troika, abaixo o FMI!
O FMI diz que Portugal vai bem, as carpideiras que vai mal. Que somos um caso de sucesso, até levam tomatada, na tocaia. Fora a Troika, Fora o FMI! Independência Nacional!...
A Lagarde, em abstracto e fora de tempo, fala em reestruturação, a que a Troika foi sempre avessa, leva palmas, beijinhos nas rugas, levantam-se ramos de alecrim... e de marijuana.. Que o FMI é que sabe, é boticária de mezinha milagrosa.
E, enquanto espero, bem sentado na pedra fria que nos resta, que a filantrópica senhora se disponha a fazer a tal reestruturação, que ainda vai a tempo, sem que onere o calote que os meus bisnetos vão ter à nascença, fico a pensar que, neste jogo de dá e baralha, vai para a frente e pensa atrás, disse que era mas não foi, que a bola bateu na trave, mas com um outro chuto tinha entrado, que ela é que sabe e as carpideiras bem lhe ensinaram, neste olhar para trás, depois do caminho percorrido e ainda com gretas nos pés, o que me vai faltando em paciência, sobra-me na vontade de, se eles me não fizessem falta, lançar os tomates na cara da Lagarde e na das carpideiras dos cataventos!
quarta-feira, 25 de junho de 2014
BOLA PREGUIÇOSA?

Será tema polémico, mas, já alguém terá, nestes últimos dias, parado um pouco para reflectir sobre o fenómeno dos países do Sul da Europa (os da Crise) serem a parte fraca deste Campeonato do Mundo e já eliminados? Foi-se Espanha, foi-se Itália, foi-se Portugal, a Grécia salvou-se nos últimos minutos, enquanto, com uma excepção ou outra, de que a Inglaterra foi a mais flagrante, os denominados países do Norte, os da "Europa Rica", se vão mantendo no Campeonato do Mundo. Dir-me-ão que é por isso mesmo, por serem ricos e terem outras condições. Que é causa, que é efeito; que é efeito, que é causa... e outros " blás. ..blás....." circunstanciais e "desportivamente" correctos....
Será mesmo só isso? Ou, tal como no trabalho e criação de riqueza, os índices "sulistas" tem mesmo em défice no que toca à produtividade....sobrando-lhes na preguiça?..
Não tenho certezas de nada, mas desconfio que, se não forem os pés, é a bola, a principal, que é preguiçosa!
segunda-feira, 23 de junho de 2014
S. JOÃO DO NORTE
Não faltarão alhos porros, martelinhos, fogo de artifício e toda a saudável alegria que é peculiar às gentes daquela Região.
Que a chuva não estrague os festejos!
A NOITE DO TIO SAM...
... foi a confirmação do nosso pesadelo!Como eu defendi AQUI e se comprovou na noite negra de Manaus, mais triste e chuvosa, por cá, a culpa não foi do árbitro, não foi do Pepe, não foi do Rui Patrício, (que nem lá estavam), não foi da lesão do Ronaldo, não foi deste ou daquele, individualmente, e, que se não acrescente, agora, a dos trinta e tal graus de temperatura.
A culpa, como também disse, então, é bigama. Casa com todos....e são muitos!...
Empatámos que, sem caseirismos, até foi um mal menor. A derrota não seria imerecido castigo.
A Selecção Nacional representa-nos além fronteiras. Nós não merecemos muito, mas temos direito a exigir melhor.Por Portugal!...É uma culpa generalizada. Até tem doído, vá-se lá saber das causas. ver a maioria dos convocados presos por arames, a largarem os parafusos pelo campo todo. Há algo, que vai para além da prestação deste ou daquele, que não funcionou bem, para lá de que, tal como outros conjuntos da Velha Europa, houve sobranceria a mais, convencidos que estão de que o futebol dos países emergentes no aspecto desportivo, ainda estão na Idade da Pedra, o que, de todo, não corresponde à realidade, como se tem verificado.
Tanta euforia, tanto foguetório - de que a CS tem a maior dose de culpa ., só tem contribuído para que fiquemos mais deprimidos. Pelo menos os que, como nós, nos orgulhamos da nossa Selecção e da sua prestação além fronteiras. Mas, enfim, é Desporto e como tal temos que o encarar. Que a vida, Portugal e a Selecção hão-de continuar!
sábado, 21 de junho de 2014
R.I.P. JAIME GRALHEIRO!
Fechou-se o ciclo de vida dum grande vulto de São Pedro do Sul.
JAIME GRALHEIRO, um advogado ilustre, homem de Cultura, com especial relevo no Teatro, deixou-nos.
Pêsames a toda a vasta Familia Gralheiro. Que repouse em Paz, que a sua memória e obra vai perdurar no Reino dos Vivos, por muito tempo!
sexta-feira, 20 de junho de 2014
DA ARCA DO AVÔ...
.... mais uma "estória" de Índios, nesta terra de Cowboys.Aquela ida do "Gerónimo" à tenda do Cochice, com quem tem andado de archote às avessas, pedindo a destruição de uma tribo desavinda com os Apaches, foi de um grande chefe índio, com estratégia...
Era o momento ideal, que uma família da tribo está fragilizada, há dois guerreiros com o machado de guerra desenterrado, em luta fratricida
O Cochice não lhe fez a vontade, é provável que o Gerónimo, continuando a invectivar o Cochice, vá mandar os seus guerreiros intensificarem os escalpes, as tocais às caravanas, o cerco ao Forte e, sabe-se lá, proibir a caça aos búfalos, para os tentar vencer pela fome....
terça-feira, 17 de junho de 2014
O CAMELO DO LINO

Enganou-se! Por desdita nossa!...
Deu-nos uma bossa de esperança, que deve ter sido miragem de oásis nalgum Sara...
Só o não condenaria ao "camelório" de cinzas, que não sou pela violência contra animais, por mais burros ou camelos que sejam.
Pelo mesmo princípio, não o condenaria ao desterro na coutada do Lino, que, com seus pares, vai atravessando, apeado, o seu deserto político.
mais: pensando bem, se há camelos com culpas, delas está isento este Profeta!
Confirma-se que a inveja ancestral dos dois países ibéricos se mantém. Nenhum deles pode ver uma camisa goleada no vizinho!
Quanto ao demais:
Não faltará quem queira casar a culpa. Com mais pretendentes que as noivas de Santo António. Que foi do árbitro, que foi do João Pereira, que foi do Pepe, que foi do Rui Patrício, que foi da lesão do Ronaldo.....Até poderá ter sido deles e doutros, e de muitos mais, do que eu não tenho dúvidas é que a Alemanha foi mais selecção e jogou para merecer a vitória....Há jogos assim. Paciência! Estamos tristes, mas, a vida não é só feita de alegrias....
Que Viva Portugal!....
segunda-feira, 16 de junho de 2014
CAMELO PROFETA
Este é o camelo que aposta na vitória de Portugal, hoje, frente à Alemanha.Cumpra-se a sua profecia e terá, no fim do jogo, como prémio luso-brasileiro, uma BOSSA NOVA!
domingo, 15 de junho de 2014
sexta-feira, 13 de junho de 2014
CÉSAR E O BACALHAU
César que não é romano, mas o das belas ilhas deste nosso Portugal, parece sentir que lhe estão a tirar o tapete, ele que, muito provavelmente, é dos socialistas de peso ministeriável.
NOTÍCIA, AQUI!
Que zurza, sem dó, nos seus camaradas que, com o afã de chegarem primeiro ao bacalhau, lhe estão a derramar gordura no Pau de Sebo!
PERDOE-LHES, SANTO ANTÓNIO...
...e a prima Coerência!

Não é sobre a bondade ou maldade, necessidade ou falta dela, que me ocorre, ora, trazer aqui aqueles anunciados cortes temporários de 3,5% nos salários dos funcionários públicos acima dos 1.500 €, um caminho que o Governo terá retomado do consulado socretino e a que o TC, então, deu o seu aval e que é suposto terem por objectivo minimizar parte dos danos orçamentais resultantes dos últimos acórdãos daquele Tribunal.
Isso é outra faceta da"história" AQUI
A que despoletou a cavilha deste meu desabafo é vir lendo e ouvindo, de gente que, ao tempo destes cortes com a marca Sócrates, aplaudiram ou, simplesmente, calaram, andarem, agora, zurzindo, bravamente, nesta medida.
São para eles os estilhaços desta granada.....de fumo branco.....que o fruto da laranjeira do Zé, não deixa de ser laranja se for da laranjeira do Pedro!
Valha-nos os Santo António..... e a prima, a condenada Santa Coerência!

Não é sobre a bondade ou maldade, necessidade ou falta dela, que me ocorre, ora, trazer aqui aqueles anunciados cortes temporários de 3,5% nos salários dos funcionários públicos acima dos 1.500 €, um caminho que o Governo terá retomado do consulado socretino e a que o TC, então, deu o seu aval e que é suposto terem por objectivo minimizar parte dos danos orçamentais resultantes dos últimos acórdãos daquele Tribunal.
Isso é outra faceta da"história" AQUI
A que despoletou a cavilha deste meu desabafo é vir lendo e ouvindo, de gente que, ao tempo destes cortes com a marca Sócrates, aplaudiram ou, simplesmente, calaram, andarem, agora, zurzindo, bravamente, nesta medida.
São para eles os estilhaços desta granada.....de fumo branco.....que o fruto da laranjeira do Zé, não deixa de ser laranja se for da laranjeira do Pedro!
Valha-nos os Santo António..... e a prima, a condenada Santa Coerência!
terça-feira, 10 de junho de 2014
O PULHA DO 10 DE JUNHO
Será o que estava a comandar a "tocaia" da Guarda?
DAQUI DO BLASFÉMIAS
DAQUI DO BLASFÉMIAS
O pulha
10 JUNHO, 2014
por helenafmatos
O pulha há anos que não trabalha.
O pulha há anos que só fala dos trabalhadores.
O pulha há anos que fala pelos trabalhadores.
O pulha há anos que é pago pelos contribuintes portugueses.
O pulha há anos que diz andar a defender a classe.
O pulha há anos que é adorado pelos jornalistas.
O pulha há anos que faz sempre o número da indignação.
O pulha há anos que aparece em todo o lado à procura de ser visto.
O pulha há anos que faz de conta que precisa de gritar.
O pulha há anos não quer que os outros falem.
O pulha há anos que exige absoluto respeito pelos seus direitos. (Para o pulha mais ninguém tem direitos à excepção dos camaradas do pulha.)
O pulha foi ao 10 de Junho.
O pulha gritou.
O pulha foi filmado.
O pulha riu quando Presidente desmaiou.
O pulha abanou-se ainda mais para que os repórteres o filmassem outra vez.
O pulha ouviu gritos contra si.
O pulha veio-se embora.
O pulha amanhã vai falar de patriotismo.
O pulha é apenas um pulha.
O pulha nunca deixa de ser pulha.
Mas nem sequer é o nosso pulha. Porque não serve para nada. Só nos envergonha.
O pulha há anos que só fala dos trabalhadores.
O pulha há anos que fala pelos trabalhadores.
O pulha há anos que é pago pelos contribuintes portugueses.
O pulha há anos que diz andar a defender a classe.
O pulha há anos que é adorado pelos jornalistas.
O pulha há anos que faz sempre o número da indignação.
O pulha há anos que aparece em todo o lado à procura de ser visto.
O pulha há anos que faz de conta que precisa de gritar.
O pulha há anos não quer que os outros falem.
O pulha há anos que exige absoluto respeito pelos seus direitos. (Para o pulha mais ninguém tem direitos à excepção dos camaradas do pulha.)
O pulha foi ao 10 de Junho.
O pulha gritou.
O pulha foi filmado.
O pulha riu quando Presidente desmaiou.
O pulha abanou-se ainda mais para que os repórteres o filmassem outra vez.
O pulha ouviu gritos contra si.
O pulha veio-se embora.
O pulha amanhã vai falar de patriotismo.
O pulha é apenas um pulha.
O pulha nunca deixa de ser pulha.
Mas nem sequer é o nosso pulha. Porque não serve para nada. Só nos envergonha.
Obs. Já agora quantas pessoas votaram no pulha? Como é eleito o pulha?
10 DE JUNHO
Hoje, é o O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Data sempre celebrada, com mais ou menos fervor patriótico, com ou sem laivos de nacionalismo, mas com todo o respeito que nos merecem todos os que, ao longo de muitos séculos, foram consolidando este chão com a argamassa dum Povo que foi labutando, rezando, rindo e chorando, e que fez nome Portugal.Há muito mais, para além disto, outros sentimentos, outras visões e motivos de celebração diversos, que é na diferença dos ramos que se vai mantendo de pé esta árvore lusa, mas, mesmo sabendo ser um tema fracturante, ao nível dos sentimentos, do sentir a nossa História, é, antes de tudo, naqueles que deram a vida, derramaram do seu sangue, verteram suor e lágrimas, ao serviço das causas a que a Pátria os convocou!
É para eles a minha homenagem neste dia que, por desdita e Fado ingrato, foram relegados para o esquecimento, enquanto brilham as novas versões dos Porcalhos e Leonores de 1385, os Condes Andeiro, de 1640 e uns "traidorzecos" dos nosso tempo, emproados e vaidosos, medalhados, a que se associam uns auto intitulados democratas, serôdios e oportunistas, que, em livros de pacotilha, nas televisões, entre duas vendas de sabonetes e, até, nas redes sociais, se ufanam de serem revolucionários do tempo da "Outra Senhora", vangloriando-se de colaborarem com o inimigo, numa guerra que, justa ou injusta, vertia sangue jovem.
Este Dia, não devia ser, também, dos profissionais das "tocaias", nem do insulto aos símbolos da Nação, por mais erros que possam ser assacados às pessoas que os corporizam, à minoria arrebanhada por gente que perdeu todos os valores pátrios e tem por único estandarte, a bandeira do Bota Abaixo. Mas, é, por sina triste....
Ainda assim, Portugal, o nosso poeta maior e as Comunidades de portugueses espalhados por esse Mundo, merecem e estão, muito acima de fraca gente que, com a pressa de crescerem, esqueceram o Berço que os acolheu à nascença, ou que os embalou em infortúnios tardios ou momentos adversos da nossa História!
Que haja sempre nome Portugal!
segunda-feira, 9 de junho de 2014
LAFÕES À MESA
Não se vivendo para comer, é insofismável que comemos para viver.
Poucos não conhecerão da afamada Vitela de Lafões, assada em forno de lenha. Muitos outros, conhecerão ou terão provado o Pato à Lafões.
Hoje, porque o tempo vai aquecendo e o Verão, as Termas, as encostas do Caramulo, do São Macário, as frescas margens do Vouga, fazem apelos ao repouso e à boa gastronomia, peço desculpa ao Goucha, ao Chefe Miguel e ao Chefe "não sei das quantas", e sugiro umas Migas Lagareiras à Moda de Lafões.
Bom apetite e melhor proveito!
Poucos não conhecerão da afamada Vitela de Lafões, assada em forno de lenha. Muitos outros, conhecerão ou terão provado o Pato à Lafões.
Hoje, porque o tempo vai aquecendo e o Verão, as Termas, as encostas do Caramulo, do São Macário, as frescas margens do Vouga, fazem apelos ao repouso e à boa gastronomia, peço desculpa ao Goucha, ao Chefe Miguel e ao Chefe "não sei das quantas", e sugiro umas Migas Lagareiras à Moda de Lafões.
Bom apetite e melhor proveito!
sábado, 7 de junho de 2014
FADO NEGRO...
..... de xaile e lágrimas....triste sina....que vai lendo no Futuro todas as desventuras do Passado recente.....
quarta-feira, 4 de junho de 2014
O NÓ DA GRAVATA

Não sei se a Troika ainda avança com a última tranche. Do que não duvido é que, perante os chumbos do TC, numa próxima bancarrota - que com certa gente, é mais que certa - a Troika, antes de nos emprestar seja o que for, vai dar-nos um aperto no nó da gravata e exigir uma Revisão da Constituição, de forma a que ela não sirva para uma coisa e para o seu contrário, ao sabor das marés, dos ventos e dos anticiclones dos Açores!
terça-feira, 3 de junho de 2014
VITELA DE LAFÕES

Não se assustem ao rodarem pela A25, nas cercanias de Lafões. Não se deparam com nenhum animal feroz! É apenas uma "SELFIE" duma vitelinha de Lafões, daquelas que, criadas nas encostas dos Caramulo, do São Macário ou nos pastos das margens do Vouga, dão a melhor carne destes prados de Santa Maria! CONFIRMEM, AQUI!

segunda-feira, 2 de junho de 2014
BAIRRO ALTO...
... com seus amores.....e que é, também, sugestivo nome de restaurante em Maputo, Moçambique.
O Restaurante Bairro Alto, passe a publicidade.
Esta foto do seu mural publicitário, de mostra dos produtos servidos e consumidos naquela unidade hoteleira do Índico, dá-nos a satisfação que o nome de LAFÕES, viaja longe, na costa oriental de África, na capital dum jovem País que fala a nossa Língua!
BURP!!!
Assinar:
Postagens (Atom)











