Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sábado, 15 de junho de 2019

O MEU TACHO

Que dos outros, dourados, é para quem tem "cartão" lol



BACALHAU DE CARIL
- À maneira do Zinho Pemba/Vouguinha 
Para 4 comilões:
Ingredientes:
-3 cebolas grandes
- 8 batatas médias
- 3 ou 4 postas de bacalhau grossas ("dessadas" ou demolhadas)
- Caril (pode ser do vulgar "Margão" de pacote
- sal (q.b)
- Azeite Virgem extra
- 1 de leite Gordo ou Meio Gordo (eu uso o Meio Gordo)
- pão ralado
- leite de côco
1 - Num tacho largo, deitam-se as cebolas às rodelas e cobrem-se de azeite. Deixa-se alourar um pouco e retira-se.
2 - Numa panela deita-se um litro de leite e, quando levantar fervura (ir regulando a chama para não derramar, ao ferver), deitam-se as batatas já descascadas, cortadas em quartos pequenos e retiram com a escumadeira, assim que tenham levado aquilo que eu chamo, uma leve "entaladela" (não cozidas), para um outro recipiente.
3- No mesmo leite onde as batatas foram cozidas, deitar as postas de bacalhau, dando-lhes apenas meia cozedura. Retiram-se, deixam-se arrefecer um pouco e retiram-se peles e espinhas, lascando-o em pedaços, que se vão passando por farinha e reservando.
4 - Entretanto, coa-se o leite (onde estiveram as batatas e o bacalhau), para outra vasilha, para evitar peles e espinhas que possam ter ficado.
5- Numa assadeira de barro, funda, deita-se a cebola às rodelas e o azeite onde ferveram. Por cima da cebola, dispõem-se as lascas de bacalhau enfarinhadas e polvilha-se com um pouco de caril. Deitam-se, então as batatas aos pequenos quartos por cima e despeja-se sobre tudo, o leite reservado, a que se pode juntar um pouco de leite de côco.
Polvilha-se, então com uma camada mais forte que a anterior, de caril.
Polvilha.se a batata com pão ralado e leva-se a assadeira ao forno que já está a aquecer. (o tempo no forno, não o tenho por definido, mas, por norma, depois de começar a ferver, uns 15/20 minutos, serão suficientes).
Atenção: o sal é adicionado em pequena quantidade, dependendo do ponto em que o bacalhau esteja muito ou pouco demolhado.
Depois,come-se e informa-se o Master Chefe se gostam!
BOM PROVEITO!