Iniciar
Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!
sábado, 17 de agosto de 2013
O TC NÃO É O BOI ÁPIS!
Vou esforçar-me por ser suscinto nesta abordagem, não vá um João Ribeiro qualquer, mesmo antes de eu a terminar, vir ler um comunicado contra tudo o que vou tentar transmitir.
Pessoalmente, não tenho quaisquer amarras, enquanto militante ou simpatizante, nem ao PSD nem a partido algum. Tenho a minha visão de sociedade e é a partir desse quadrante que vou encarando factos, medidas e comportamentos, venham eles de onde vierem. É subjectiva, como todas. Nem poderia ser de outra forma.
Ouvi o discurso de Passos Coelho, proferido na festa do Pontal. Não disse nada de substancial que, os mais atentos, já não hajam ouvido, para lá de voltar a mostrar alguma resiliência e, louvo-lhe a atitude, sem embandeirar em arco com os últimos resultados que os diversos organismos foram fornecendo do comportamento da Economia, nos últimos meses. E, era precisamente esse ponto o que mais me aguçava a curiosidade.
Passando às reacções por parte de comentadores e de outras forças partidárias, o enfoque centrou-se numa eventual- imagem já estafada -, pressão sobre o Tribunal Constitucional. Isso mesmo, se apressou o porta voz socialista, com megafone no Rato, ainda se ouvia no Algarve o eco das últimas palavras de Passos Coelho, a explorar, gritando aos sete ventos, que o PM estaria a pressionar o TC.
Fiquei a saber que, para o PS, o Tribunal Constitucional é pressionável. Lá saberão porquê....
Mas, o que eu não entendo mesmo é esta fobia, que já não é recente, de que é quase proibitivo invocar ou, simplesmente, pronunciar o nome da Constituição da República, essa mesmo a que eu assisti ao parto, em pleno PREC. Como se essa Lei fundamental, fosse uma Vaca Sagrada, irrevogável, onde se não pode tocar nem num fio de cabelo, melhor, num pêlo, para não desconectar a imagem! E, pelos vistos, pela reacção desse Senhor João Ribeiro, duma assentada, e por acréscimo, proibição de qualquer alusão ao Tribunal Consitucional, mesmo que todos nós saibamos não ser um outro animal sagrado, como o Boi Ápis!