ALERTA, NÃO ESTÁ!
Sobre Tancos? Todos temos um palpite, ou não fossemos todos uns "achadores". Eu também acho, e pelo que ouvi, não estou só no meu palpite. E, antecipo já, longe de mim pretender apoucar ou ofender a Instituição Militar, no seu todo!
O material foi furtado duma vez, ou foi sendo "surripiado" ao longo dos anos, por pessoal do Quartel? É que o "buraco" na rede, pode não passar disso mesmo. Mais um buraco estratégico!
Lembram-se duma viatura de transporte de valores assaltada na A2, perto de Aljustrel, com recurso a lança-rockets. Alguém soube mais dos autores do assalto e das armas? No de Taveiro, em que os meliantes, dois franceses e um português, que havia servido na uma tropa de elite, foram detidos em França e o lança-rockets veio a ser encontrado numa capela na zona de Ourém?!
Se o número de referência não foi apagado, não deixará a PJM de confrontar com as armas "desaparecidas de Tancos, se é que o responsável por esse registo, se havia dado ao trabalho de o efectivar.
Conjecturas, tão falíveis como outras, mas é aquela em que mais aposto.
Que os militares, sobretudo os da Sociedade actual, reflectem honestidade, brio e ética, na farda que envergam, mas, por debaixo dos camuflados, há um rapaz/homem, com as virtudes e defeitos do ser humano que, moldado aos tempos actuais, por força do ambiente social e de valores subtraídos e em queda acentuada que vivemos, acentuam mais os últimos "desvios" que os primeiros predicados!
Mesmo que, como sabemos, meia dúzia de árvores não façam a Floresta!
E que, como sempre ouvi, cada Povo tem os políticos, o Governo, a Segurança e a Tropa que merece!
Aguardemos!