Neste caso particular, onde, em contraste com as zonas junto à estrada principal, por onde circulam milhares de olhos, e a limpeza é quase diária e notória, as artérias do Bairro menos expostas, vai tendo, numa periodicidade mensal, uma velhinha cantoneira que recolhe o "maior".
No caso, é uma autarquia com pelouros socialistas, mas, se outras cores partidárias se esmeravam nestes cuidados, outras, não desmerecem desta incúria.
Não lhes vale invocar falta de dinheiro que, se a limpeza é mensal, as festas e festinhas, excursões e caminhadas com lanche, edições de propaganda e louvor em causa própria, contra o que nada tenho, são semanais, com pompa e circunstância.... e custos!
Tudo isto reforça o meu convencimento antigo de que, ao contrário dos timoneiros da governação do País, nas Autarquias, mais do que os emblemas partidários, o que conta mesmo é a estatura e o carácter de quem se perfila para um cargo que é desempenhado, bem mais de perto, junto aos fregueses e munícipes, que os conhecem e sabem aquilatar da sua competência.
Estes que têm pavilhão de anos no meu Bairro, não me voltam a convencer. Por mim, e por muitos, ao que ouço, vão para o "lixo" que capricham em acumular à porta de quem os elegeu, a menos que a maioria dos votantes conviva bem com a imundície!
Bem longe das terras do Vouguinha!: