VIDA VELHA!......
Iniciar
Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!
terça-feira, 31 de dezembro de 2024
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
sábado, 21 de dezembro de 2024
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
domingo, 15 de dezembro de 2024
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
A SARDINHA E A GAROUPA
Na aldeia lafonense onde despertei para a vida, com uma frequência de uma vez por semana, ouviam-se os estalidos dum foguete, de fraco efeito sonoro, que diziam ser "fogo pequeno". Os habitantes sabiam que acabava de estacionar no centro do povoado o carro da sardinha, que afiançavam ser de corrida e transportada desde Espinho. As "donas de casa", depois de depositarem uns centavos num dos bolsos do avental, em passada larga, confluíam para o local de estacionamento e aviavam-se, enquanto aproveitavam para actualizar as novidades da terra com as vizinhas que, muitas vezes, só encontravam á saída da missa dominical. Depois da venda, o "sardinheiro" arrancava para outra povoação próxima, de onde se voltava a ouvir o som daqueles foguetes de cana fina, o tal fogo pequeno! Ontem, ocorreu-me este costume de muitas décadas, que este escriba já por cá anda há muitos anos, quando, desde manhã cedo até à noite, passei o dia a ouvir morteiradas. para os lados de S. Bento. Do fogo grosso, daquele que parece competir com os trovões. Notei a diferença e, pelo eco mediático, a que não faltou o brilho psicadélico das luzes da ribalta televisiva, pensei ser o camião dum vendedor de garoupas. Não era! Eram sim, os vendedores de ilusões e de outras bugigangas, anunciadas como desculpas tão falsas como algumas promessas, que vendem ao desbarato com os tiques de arrogância de feirantes sem vergonha. Que a sardinha, tal como foguetes pequenos, são peixe barato e o polvo, como os foguetes, quanto mais cresce mais caro nos vai saindo!
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
MOLUSCO ALTERNADOR
Os actuais dois vendedores de sorrisos e ilusões, que o terceiro, ao estilo romeno, para eles não conta, agarrados a tábuas mentirosas de salvação, antes que a maré os leve a todos de vez, o que de há muito tarda, alguém lembre que, remexendo na linha do tempo, antes de assaltarem o poder que outros ganharam em eleições passadas, e quando urdiram aquela plataforma híbrida, que ficou no nosso imaginário com o título de "geringonça", já sabiam das Contas do rosário público, mas o que lhes interessava mesmo era chegar ao pote, onde já havia algum do mel, que é doce, o dos sacrifícios do enxame popular. As desculpas gastas e esfarrapadas de que a galinha pública anterior não tinha ovo, já não colam nem convencem ninguém, por mais que eles tentem meter os dedos, não no da galinha, mas no olho de quem papa deste milho mentiroso e transgénico! Que ninguém desconhece que Portugal, se levantou, com medidas duras e sofridas para o Povo, por ter ficado teso e a pagar os calotes, desde que um seu correlegionário, em 2011, nos deixou na bancarrota , pediu esmola às instituições internacionais, e chamou a Troika! Não é assim que pensa o candidato mais "geringonceiro" que já chegou ao trono socialista, o tal que fazia tremer as pernas dos que nos valeram, quando o seu partido deixou Portugal á míngua! Que ninguém se iluda. O problema até nem é tanto dos maquinistas, seja um ou outro, com aquela máquina viciada, gripada, Portugal jamais sairá desta miséria e vil tristeza! Ou sequer fritará o polvo! Que este molusco de alterne tem muitos tentáculos! A não ser que os portugueses despertem de vez da anestesia a que o Povo foi submetido durante 50 anos!
domingo, 8 de dezembro de 2024
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
SEITAS
DA DROGA!
Desmantelado em Portugal um dos maiores laboratórios de droga da Europa (CNN)
Os "engenheiros químicos" serão quatro portugueses, dois colombianos e um marroquino.
Volto a lembar-me da "estória" que me foi contada por um idoso transmontano, que com os "velhos" também se aprende.
Na Raia de Chaves, em anos distantes, para lá de outros bens, contrabandeava-se gado, de cá para território de "nuestros hermanos". A Guarda Fiscal não tinha descanso. Os contrabandistas, tal como os prevericadores dos nossos dias, apuravam as artimanhas. Uma delas, era telefonarem para o Posto da Guarda Fiscal denunciando a passagem num determinado local duma manada de vacas, rumo a Espanha. Os homens de farda, saltavam para a carrinha e dirigiam-se ao local combinado, onde surpreendiam meia dúzia de bezerras a passarem a fronteira. E por ali ficavam longas horas, na operação de recuperação do gado e em busca dos infractores nas imediações. Ao mesmo tempo, a uma escassa dezena de quilómetros, os contrabandistas faziam passar mais de uma centenas de bezerras para o lado espanhol, com perfeito á vontade.
O que me leva a pensar que, de cada vez que se faz uma apreensão de droga neste País, quantos carregamentos não estão a entrar, sem que sejam detectados.
Portugal tem ninhos de víboras instalados no território e os responsáveis pela Segurança já não terão capacidade os desmantelar. O passar do tempo agrava a situação, até que ela seja insustentável.
Queria estar enganado!
O FUNDADOR
Faz, hoje, 839 anos que feleceu em Coimbra o Fundador desta Nação, que, tantos anos depois, alguns trairam!
TRAIDORES
«Ó tu, Sertório, ó nobre Coriolano,
Catilina, e vós outros dos antigos
Que contra vossas pátrias, com profano
Coração, vos fizestes inimigos:
Se lá no reino escuro de Sumano
Dizei-lhe que também dos Portugueses
Alguns traidores houve algumas vezes.»
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
SAÚDE EM LAFÕES
Enquanto se assiste ao "Turismo de Saúde", com um corropio de grávidas das mais recônditas paragens a recorrerem ao parto nas nossas Unidades de Saúde, os portugueses reclamam por um Serviço de Saúde capaz,, por médicos de família, vagas para Consultas e Cirurgias e Urgências no Interior.
Mas, debater este e temas similares, é correr riscos de insultos, desde "xenofobia" a "radicalismo"!
Do
Mas, debater este e temas similares, é correr riscos de insultos, desde "xenofobia" a "radicalismo"!
Do
Este sábado, dia 7, os protestos contra o encerramento “vários dias por semana” do serviço de urgência básica (SUB) de São Pedro do Sul prometem subir de tom, com uma marcha lenta e um buzinão pelos concelhos de Lafões. A falta de médicos e o mau funcionamento estão entre as queixas da população.
A manifestação, que é organizada pelo Movimento de Utentes de Serviços Públicos, começa pelas 10h00, junto ao Largo da Feira de Oliveira de Frades.
TEATRO BURLESCO
CENAS DO TEATRO MEDIÁTICO
- Menina Anabécula, quem despejou o tinteiro na secretária?
- Só pode ter sido o Chega, Setora!
- Menino Arsénico, quem partiu a jarra da Sala?
- Modista Má Fralda, quem avariu aquela máquina de costura?
- Só pode ter sido o Chega, Patroa!
- Margarita do Vinho, quem deixou aquela, pipa cheia de sarro?
- Só pode ter sido o Chega, Senhora Enóloga!
- Aninhas dos Comes, quem cortou o cravo daquele vaso?
- Só pode ter sido o Chega, Senhora Jardineira!
- Maninho da Krosta, quem é o dono do cão que defecou no passeio?
- Só pode ter sido o Chega, Senhora Zeladora.
- Menino Bais Dala, quem foi que cuspiu no chão?
- Só pode ter sido o Chega, Madrinha!
-Para todos, quem foi o menino que nunca assaltou o Pomar do Zé Povinho?
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
BUFOS ANÓNIMOS
Alguém sabe dizer quantas queixas terão chegado ao Ministério Público por este acto em Monumento Nacional?
domingo, 1 de dezembro de 2024
Assinar:
Postagens (Atom)