Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bastonários e Bestonários!


Há quem defenda que a obrigatoriedade de pertencer a uma Ordem profissional para exercer uma profissão é um atentado à liberdade individual e que a sua vocação natural não é a de controlar a formação académica dos candidatos á profissão.
O ex-Ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, numa entrevista à TSF, em Dezembro de 2010, defendia mesmo que conseguir libertar o País da tutela das Ordens na entrada das profissões era fundamental...
Não vou tão longe, ainda que tema alguma arbitrariedade e eventuais falhas no critério da selecção.
O que me preocupa, por ter como adquirido que o objectivo supremo de qualquer Ordem profissional seria o de preservar e desenvolver entre os seus pares, valores éticos e deontológicos, é deparar-me a cada passo, nos espaços mediáticos, com bastonários que mais parecem agentes político-partidários, que tecem armas por questões que não perseguem qualquer interesse legítimo dos seus profissionais, nem do público que é suposto servirem.
Ouvi-los, numa Sociedade democrática, esgrimir argumentos em forma de insulto e arruaça, muito para lá da nobre função que lhes está outorgada pelos seus membros, encabeçando lobies que mais, parecem, pretender afrontar as instituições do Estado do que reclamar direitos legítimos, entristece-me e envergonha-me, enquanto cidadão dum Estado de Direito.
Daí, ser meu direito interrogar-me se, a par de verdadeiros bastonários, que ainda prezam a sua Carta Deontológica, não teremos na ribalta outros autênticos "bestonários" que dão maus exemplos e uma deplorável imagem dos profissionais da "sua" Ordem!....