Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Autocarro das bandeirinhas...

..... circula e fumega, raivoso, na rota dos Mercedes e Audi governamentais. Pára na berma, distribui as bandeirinhas, depois protesta, urra, insulta e  parte para recolha de outra tripulação fornecida pela mesma empresa...
 São mil e uma as razões para o descontentamento. São "milhentos" os motivos de indignação para com as medidas deste e de todos os governos das últimas décadas. Não é isso que me leva a estranhar a forma pouco ortodoxa como esses pequenos, mas ruidosos, protestos, são ensaiados pela tripulação residente desse autocarro que não é o do amor!
 Gatunos e mentirosos, os rótulos mais usuais para colar na recepção de qualquer dos  membros do Poder, seja a visita a Alguidares de Baixo ou a Aveiras de Cima. A Parada é sempre a mesma, as honras são as ensaiadas, não variam substancialmente.
 Não vem, daí, mal ao Mundo, nem afronta ao País, que o Povo só lamentaria deixar de assistir a festival tão rotineiro, que já ganhou mais estatuto que os foguetes nas festas de Verão, em agonia devido aos incêndios.
 Mas, ainda assim, ver Mário Nogueira, acompanhado pelo "autocarro" de professores, os educadores dos nossos jovens, também eles, como todos nós, vítimas dos logros políticos de muitos anos, com tantas razões como os demais portugueses, para se lamentarem da onda madrasta que nos vai afogando, usarem da  linguagem habitual do autocarro, com o insulto sempre presente, leva-me a duvidar do Futuro da Educação nestas terras de poetas, santos e cientistas! Os seus potenciais alunos, estão lá, defronte das televisões, vendo e ouvindo, aprendendo como se reage quando não são satisfeitas as pretensões de cada um. As crianças, a quem é suposto inculcarem respeito e comportamento cívico, são as que, a partir de Setembro, se sentarão à sua frente e para quem são como se usa dizer "um exemplo a seguir"...e, neste plano, mal é que se "vire o feitiço contra o feiticeiro"....
 Pela boca, morre o peixe, pelo insulto, morre a Educação!