Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sábado, 21 de fevereiro de 2015

AS FRANJAS DA INDIGNIDADE

Os do Norte da Europa, que admiram os nossos monumentos, as nossas praias, o Fado, o Folclore,  e, sobretudo, o nosso sol, não nos creditam só loas. Dizem que o Sul do Velho Continente e os países do Norte de África são sujos e de baixos índices de higiene e de preservação do Ambiente.
Eu contesto, digo que são só algumas franjas dessas sociedades, nem ousando defender que são as mesmas que vociferam, por exemplo, contra a recente medida de reduzir o uso dos sacos plásticos, só porque, no seu entender, visa apenas sacar uns cobres para a bolsa estatal. E, no entanto.....
Os do Norte da Europa acusam os países do Sul de serem preguiçosos, improdutivos e gastarem mais do que aquilo que produzem e terem uma secular tendência para o calote.
Eu contesto, digo que são só algumas franjas dessas sociedades, nem ousando defender que são as mesmas que, deleitando-se no exagerado e nem sempre justificado exercício do direito à greve, depois de anos a gritarem "não pagamos", criticam a ousadia de aliviarmos a carga junto do glutão FMI, com juros bem mais elevados do que nos é concedido nos Mercados. E, no entanto...
Os do Norte da Europa acusam os países do Sul de estarem viciados na fuga ao Fisco e engendrarem todos os estratagemas para prosperarem no mercado paralelo.
Eu contesto, digo que são só algumas franjas de xicos-espertos dessas sociedades, nem ousando defender que são as mesmas que tentam boicotar a obrigatoriedade das facturas e o direito do consumidor em as exigir, alegando que o que "eles" querem é mais dinheiro. E, no entanto....
Os do Norte da Europa acusam os países do Sul de terem uma Justiça lenta, emperrada.
Eu contesto, digo que as franjas destas sociedades que bradam por uma Justiça igual para todos, que investigue e puna os poderosos, são as mesmas que em pequenas hordas e arrotos azedos, pressionam os Tribunais para que os seus ídolos com pés de barro, não prestem contas pelos seus eventuais crimes.
E, no entanto....
E, no entanto e no entretanto, mesmo contestando, chego à conclusão, pelo que ouço, leio e vejo, que as tais "franjas" são sempre as mesmas! As que imitam o que de pior poderão ter os do Norte da Europa, nos temas fracturantes da nossa Sociedade do Sul e se negam a seguir-lhes os exemplos naquilo em que eles nos dão cartas....e nos fazem inveja.
  Essas, sim, as da nossa "indignidade"....