Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 31 de maio de 2024

GUERRA E PAZ

 Todas as guerras deviam ser evitadas. Só provocam sofrimento e vidas perdidas. Sei do que "falo", dos malefícios que conflitos armados e lutas de morte entre humanos, provocam, no imediato, a médio e longo prazo!

Mas, qualquer País tem o direito de se defender de agressões externas, como é o caso da Ucrânia, perante uma invasão sem sentido do seu território, com milhares de vítimas civis já contabilizadas, situação que se vai agravando já anos são contados.
O invasor Putin, utiliza armamento e munições oriundas da Coreia do Norte, do Irão e de outros para desferir os ataques diários que se vêm sucedendo e que, quase diariamente, provocam vítimas civis.
Em bom Português, por que carga de água, não pode a Ucrânia invadida e agredida a toda a hora, utilizar as armas que lhe são fornecidas contra as bases fronteiriças, donde provêm os ataques diários com que as tropas de Putin fustigam as suas populações, fontes vitais de energia e o seu território?!
Em suma: Putin pode, a Ucrânia, não!
Algumas libelinhas europeias, com mais asas que discernimento, levam-me a temer que esta Europa se esteja a transformar num lago de nenúfares, onde só as borboletas e as tais libelinhas vão esvoaçando!
Oxalá, por outro lado, não seja demasiado tarde, quando entenderem que a melhor arma da Paz perante vizinhos sem escrúpulos, é a dissuasão. E, essa só se consegue com uma política séria de defesa, com meios humanos e armamento capaz e suficiente.
Voltando ao conflito Rússia-Ucrânia, e para concluir, a agredida tem todo o direito de atacar, em território do agressor, bases de lançamento de mísseis que matam civis, a um ritmo quase diário, e bases militares donde partem as peças de artilharia e as hordas de soldados para atingirem território ucraniano, tal como, aliás, decorre do Direito Internacional!

sexta-feira, 24 de maio de 2024

EUROPA

 Pensem nisto!

“Que Europa queremos? Uma Europa que seja europeia. Se for confiada a organismos tecnocratas mais ou menos integrados terá uma história sem futuro”.
“não se integram povos como se fossem um puré de castanhas”. - De Gaulle
“Tentar acabar com as nacionalidades e concentrar o poder no centro de um conglomerado europeu será muito perigoso. A Europa será mais forte precisamente porque a França é a França, a Espanha é a Espanha e o Reino Unido é o Reino Unido, cada um destes países com os seus costumes, tradições e identidade” - Margaret Thatcher
E, PORTUGAL É PORTUGAL, acrescento eu!


quarta-feira, 22 de maio de 2024

ANALGÉSICO

Longe de mim pôr em causa a competência, a dedicação do Director do SNS cessante. O médico até pode ser uma sumidade no seu mister e ter-se esforçado por reverter o estado miserável em que os governos do PS mergulharam a Saúde dos portugueses.
O que relevo, e é o que importa para os utentes do SNS, é que, no mais de um ano em que esteve a tentar reverter a situação lastimável de que os socialistas forem fautores e responsáveis primeiros, nada melhorou!
As grávidas continuaram a ter que ir parir a dezenas de quilómetros da sua residência, continuaram os partos dentro de ambulâncias de Bombeiros e nas bordas das auto estradas, pela morosidade e distância da assistência e, pior, os Centros de Saúde deficitários em clínicos continuaram com os mesmos problemas. Neste âmbito, não preciso de ir muito longe. No Bairro onde vivo, o Centro de Saúde que atendia milhares de utentes, está há cerca de 3 anos sem médicos e apenas presta serviço de Enfermagem. Mais, a minha e outras centenas de famílias de utentes viram-se privados de "médico de família", sendo que esta grave lacuna, numa falsa base de propaganda de quem prometia médico de família para todos, se acentuou no todo nacional.
Dir-me-ão que a culpa não foi do Dr. Araújo, mas da tutela. Seja de quem for, o que é palpável e bem real é que não houve qualquer melhoria, com o seu desempenho.
Fica a esperança de que o novo Director do SNS, ora nomeado, até pela sua condição de médico militar, consiga, se os comandantes do Quartel do poder o permitirem, colocar a Saúde na forma e, já agora, em sentido!

quarta-feira, 15 de maio de 2024

DIA DA FAMÍLIA

 Por mais que alguns tentem, não é possível destruir a Família, a primeira célula dum tecido Social!