Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 31 de maio de 2024

GUERRA E PAZ

 Todas as guerras deviam ser evitadas. Só provocam sofrimento e vidas perdidas. Sei do que "falo", dos malefícios que conflitos armados e lutas de morte entre humanos, provocam, no imediato, a médio e longo prazo!

Mas, qualquer País tem o direito de se defender de agressões externas, como é o caso da Ucrânia, perante uma invasão sem sentido do seu território, com milhares de vítimas civis já contabilizadas, situação que se vai agravando já anos são contados.
O invasor Putin, utiliza armamento e munições oriundas da Coreia do Norte, do Irão e de outros para desferir os ataques diários que se vêm sucedendo e que, quase diariamente, provocam vítimas civis.
Em bom Português, por que carga de água, não pode a Ucrânia invadida e agredida a toda a hora, utilizar as armas que lhe são fornecidas contra as bases fronteiriças, donde provêm os ataques diários com que as tropas de Putin fustigam as suas populações, fontes vitais de energia e o seu território?!
Em suma: Putin pode, a Ucrânia, não!
Algumas libelinhas europeias, com mais asas que discernimento, levam-me a temer que esta Europa se esteja a transformar num lago de nenúfares, onde só as borboletas e as tais libelinhas vão esvoaçando!
Oxalá, por outro lado, não seja demasiado tarde, quando entenderem que a melhor arma da Paz perante vizinhos sem escrúpulos, é a dissuasão. E, essa só se consegue com uma política séria de defesa, com meios humanos e armamento capaz e suficiente.
Voltando ao conflito Rússia-Ucrânia, e para concluir, a agredida tem todo o direito de atacar, em território do agressor, bases de lançamento de mísseis que matam civis, a um ritmo quase diário, e bases militares donde partem as peças de artilharia e as hordas de soldados para atingirem território ucraniano, tal como, aliás, decorre do Direito Internacional!