Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ah, tu queres tourada?....


... Espera que o teu pai já vem da mina!

Esta "malícia" foi-me contada por um aljustrelense, em jeito de anedota, já lá vão uns anos, e pretendia retratar uma reprimenda de uma mãe a um dos filhos que acabava de fazer uma "maroteira".

O "nosso" Pinho, aquele mesmo que em 2006 havia "decretado" o fim da crise, da outra, a nossa bichinha de estimação; que numa visita oficial à China quis convencer os empresários de olhos em bico que o investimento em Portugal era apelativo em razão da mão-de-obra barata; que, em Bruxelas, ao mesmo tempo que 500 trabalhadores choravam o despedimento, garantia que a Delphi tinha criado 250 postos de trabalho; que, numa visita a Milão, perante a estupefacção dos industriais de calçado portugueses que o acompanhavam, se confessou um apaixonado pelos sapatos italianos e que, provocando Paulo Rangel, fez publicidade gratuita à Farinha Maizena, "encornichou" em pleno Parlamento.....e já lá vai.
Tarde, diga-se!
Outros, como o Ministro da Agricultura, o Malhador Santos Silva, o Ministro do Jamais, o Ministro da Justiça, a da Educação(?) não "encornicharam" e enchem o peito de oxigénio que lhes permita flutuarem até às Legislativas. Contra ventos e marés.....por mais furos que já tenham nos pneumáticos!...
Depois.......espero que acompanhem o Chefe na travessia do deserto que nos legaram.

E porque foi em resposta a uma observação sobre as Minas de Aljustrel que o ex da Economia pôs a pata na poça, ou melhor, os "cornichos" na cabeça, vou repescar o que escrevi no meu outro Vouguinha (o tal de que me fecharam as comportas), a propósito daquela simpática Vila alentejana:

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008

Os mineiros de Aljustrel....

....ou de como se fazem promessas que, à partida, não há certeza de serem cumpridas.
Para desolação e vil tristeza de quem sempre ganhou o pão, esburacando nos túneis das minas .....e nos socalcos da vida.
A pensar naquela vila e nas suas Gentes, com quem tive o prazer de privar durante um ano, fica um postal ilustrado daquela terra alentejana:





Lembrei-me, agora, que já em Maio no outro meu Vouguinha, havia escrito algo a propósito da "faena" que Sócrates fez com Zapatero na campanha para as europeias.
Teria sido nessa lides tauromáticas que Pinho se inspirou?

El microondas



Não gostei!
E não foi qualquer febrão nacionalista que me provocou, mais do que a vergonha, nojo do que vi e ouvi. E que fede!.
Até compreendendo que o homem anda em campanha, desde há muito.
Ainda não passou muito tempo que Sócrates, a propósito de estar presente num congresso ou magno encontro do seu partido, não compareceu a uma reunião europeia em que marcaram presença os lideres da União e em que se debatiam estratégias importantes para o combate conjunto à Crise.
O partido foi, então, um valor mais alto que os interesses do País.
Agora, numa fase conturbada, em que se espera empenhamento e disponibilidade absoluta para tratar dos assuntos inadiáveis com que nos debatemos, quando se pede a todos os portugueses que arregacem as mangas, enquanto vão apertando o cinto, eis que o Primeiro Ministro de Portugal, num mano a mano, muleta a ti, muleta a mim, resolve andar por Espanha, discursando em Portunhol, numa faena do Zapatero. Lide que só acaba em Coimbra, numa arena reduzida, suando as estopinhas, com o capote do hermano.
Gotejando suor pelos poros em transe, mais parecendo um frango acabado de sair do micro-ondas, provavelmente, o mesmo micro-ondas onde poderá ter queimado, em definitivo, as ambições políticas que, mais do que os interesses do País, o parecem mover e ser o seu empenhamento primeiro, desde sempre.
Quando os interesses partidários estão acima das preocupações do todo nacional e, sobretudo, quando se procura em Espanha o apoio que vai faltando no país que governa, por mim dir-lhe-ia que Portugal é aqui, ainda se não exilou!
Muito menos, em Espanha!