Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SYRIZA VENCEDOR



Como era esperado, o Syrisa ganhou na Grécia.
A festa vai rija, por lá e até por cá.
Levantam-se as flâmulas, como se o Céu se abrisse nesta Europa em Crise.
Chamam-lhe Esperança e prometem que, agora "vai ou racha"! Que as estrelas estão logo ali, ao alcance duma nega, duma birra ou dum estandarte "Não pagamos"!
Desiludam-se os de conclusões precipitadas. Os que tomam o Senhor Tripsas por um mágico, o homem que descobriu a verdadeira bola de cristal para saber dos destinos da Grécia e da Europa.
Lembremo-nos do famigerado fenómeno Hollande, em França. O homem que chegou a ser considerado como o "salvador" duma Europa em declínio, o Batman que ousaria enfrentar a Senhora Merkell e a quem o PS de Seguro deu apoio e voto de esperança. Dispenso-me de vos maçar com a realidade que se seguiu, logo após tomar posse, nem os salamaleques de contrição submissos, perante a dura dama alemã.
O líder do Syrisa começou por prometer saltar da Barca da NATO, já retrocedeu e que não, que vai ficar; começou por clamar que não pagaria metade da Dívida grega, já vai garantindo que, dessa metade, apenas pagará aos Bancos privados; que ia enfrentar a UE e a Senhora Merkell, agora, já vai falando em negociações ponderadas.
Estejamos atentos e lembremo-nos, para memória futura, hoje, quando as bandeirinhas da euforia já começaram a recolher em Atenas: daqui por alguns meses, das duas uma: ou o Syriza mudou radicalmente e até nos vai parecer o partido de Samaras, ou a Grécia estará mergulhada num maior desastre que a Guerra do Peloponeso.
Não que o deseje. Mas, porque o pressinto!