Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PROMESSAS SEM COMPROMISSO

 Para lá da Frase do Século "PROMETO, sem me comprometer, porque só prometo o que sei poder cumprir".....

 Incontornável. O Debate televisivo da noite passada, numa leve espremedura, que a prensa maior está nos lagares do Douro,  por mais valoração que as TVs envolvidas lhe hajam atribuído, não esclareceu nada. E, se o frenesim pós espectáculo, se centrou em saber quem terá ganho ou perdeu, o que ressalta de todo o cenário é que perderam cinco: os contendores políticos e os três entrevistadores.
Estive sempre desperto e atento, mesmo que as discussões não passassem de conversa para boi dormir. Ainda assim, logo de seguida, não faltaram os comentadores habituais que, logo que acordaram, e do alto da sua sapiência, fizeram o veredicto, comum a muitos espectadores que, na avaliação do ganha/perde, utilizaram como bitola saber quem foi mais arrogante, quem interrompeu mais o discurso do adversário, quem desferiu mais ataques pessoais ao carácter, quem voltou a usar slogans gastos e recorreu aos cartazes. E, nessa medição, que é bem o padrão da Sociedade em que ora vivemos, também me parece que Costa ganhou!
 E do Futuro? Dos quatro anos que aí vêm quanto à Política real, às medidas objectivas? Apenas se intuíu que enquanto Coelho pretende continuar a dar passos seguros, perseguindo a estabilidade e confiança, Costa, por mais que o tentasse disfarçar, nos oferece mais políticas de Sócrates, na mesma linha das que nos lançaram neste fosso, de que nos vamos libertando, depois de tantos sacrifícios.
Quanto ao resto, às encenações, aos arrotos e azedumes, aos tiques e truques, às estratégias de momento, espelhadas em pouco mais de uma hora, não é garantia de nada para os longos anos de muitas luas e rotações da Terra que nos aguardam na próxima governação do País.
Destas, apenas retive uma, bem paradigmática da natureza a que os socialistas nos habituaram, quando se trata de golpes baixos e Política de sarjeta: Costa, por duas vezes, acenando para o exterior, fez referência aos lesados do BES que estavam a manifestar-se no exterior. Quando questionados da solução para os problemas daquelas pessoas, enquanto Passos, mal ou bem, abriu o jogo e disse do que pensava ser a saída, Costa, respondeu com mais um ataque de carácter ao opositor, acusando-o de passa culpas,  e deixou a pergunta sem qualquer resposta. Ele, que trouxe os manifestantes à berlinda, num aproveitamento rasteiro, nada esclareceu quanto ao caminho para resolver o problema!
Se já não tinha dúvidas, mais esclarecido fiquei e porque nunca confundi dejectos de burro com marmelos, nem papo iguarias mediáticas confeccionadas em qualquer Loja, votar PS é votar Sócrates e nas suas políticas desastrosas que nos levarão a mais uma derrocada económica e financeira e premiar a arrogância, o compadrio, a incompetência, mesmo que o programa de governo ande de pasta em pasta e tenha a espessura duma lista telefónica e seja valorado como tendo o valor duma Bíblia ou do Alcorão!
Mais a mais, desconfio sempre que algum político vai para um debate carregado de papeis ou cartazes. Pode levar nas mãos o que não lhe passa pela cabeça...