Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PANÇA PÚBLICA

Sendo um "teso", frequentemente contribuo para causas solidárias de iniciativa da denominada Sociedade Civil. Faço-o sem alarde e sem esperar qualquer reconhecimento.
Ontem, naquela Gala da TVI/Continente, já estava a marcar o número do telefone solidário, quando ouvi o pivot anunciar que a verba recolhida se destinava aos Centros de Saúde, que, como sabemos, fazem parte do SNS que custeamos com os nossos impostos.
Sei bem que aquelas unidades não oferecem, por falta de meios técnicos e humanos, o serviço de Saúde de proximidade ideal, que é gritante a falta de médicos em muitos deles onde o tempo de espera para uma consulta, já se aproxima de alguns Hospitais, na ordem dos três e quatro meses, uma situação tão mais estranha por sabermos ser o primeiro e mais próximo patamar, em caso de doença.
Retirei o dedo a tempo, que para esse "Peditório" dou todos os dias.
Há Misericórdias, uma panóplia de IPSS, por todo o País, que prestam serviços de apoio social a quem o Estado regateia contributo substancial e que, esses sim, prestam um serviço social meritório e sobrevivem com dificuldades de toda a ordem.
Seriam essas, ou algumas dessas, que a TVI e o Continente, que também são Privados (mesmo que a estação televisiva possa ter fortes elos com órgão de soberania estatal), deviam apoiar.
Os Centros de Saúde, custeados pelos nossos impostos, taxas e taxinhas, devem ser suportados pelo Estado servido por gente que não deve fazer da Saúde um negócio pessoal, familiar ou de amigos, que dê garantias de que o nosso dinheiro é canalizado para os fins a que se destina.
Podem acusar-me de falta de solidariedade, que o Vouguinha vos responderá, bem à moda das Beiras, que não é voluntário para encher a mula a "pançudos"!