Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

A LISTA

A polémica da LISTA é, agora, o manto em que se tentam esconder incompetências, más práticas e desleixos. Enquanto se esgrimir neste palco, vai-se congelando o essencial em torno da Tragédia de Pedrógão. Que, na melhor das hipóteses, só sairá do congelador, depois de se iludirem mais umas Almas "crédulas" nas Eleições Autárquicas!
E, nem os alardeados passados ou carácter daquela "mensageira" que agitou as águas e, mesmo assim, fez saltar peixe, mesmo que, só pelo facto de ter juntado ao rol dos inquéritos uma hipotética vítima, até já terá sido um destino final positivo, mesmo que por caminhos ínvios e trapalhões, por boa ou má fé.
Por mim, mantenho a mesma opinião, já por aqui expressa, quanto a esta guerrilha política do número de vítimas. Tendo por adquirido que fosse uma só vítima evitável, haveriam, na mesma, responsabilidades a apurar e saber quem poderia ter evitado e não evitou.
Mas, sobretudo, manter que a especulação alardeada e o aproveitamento político em torno da LISTA, (que tem sido abrangente a todos os partidos políticos, em casos similares, mesmo de incêndios), só aconteceu porque o Estado, através do seu órgão de soberania competente, não soube cumprir a sua missão de informar e esclarecer no tempo certo. Logo ele que, noutros contextos, se presta a tanta e "bondosa" informação! Escudar-se na capa dos Tribunais, não colhe. São órgãos de soberania diversos, num País onde há (ou deve haver...) separação de poderes. E, quanto a mim, um Governo que preze a transparência, seria das primeiras acções a tomar, logo após a tragédia: informar do nome das vítimas. Que há o tempo da Justiça e o tempo da governação. Mesmo que, igualmente, não entenda das razões do "segredo judicial".
Que, filtrar informação para se dizer apenas o que seja conveniente a eventuais desígnios políticos, pode dar frutos interessantes para grupos de interesse, políticos ou outros, mas nunca para a totalidade dos cidadãos dum País.
Bem paradigmático é o já implantado caso da "Lei da Rolha", que já vai dando sinais de mais confusão. E, lá voltam as especulações e o aproveitamento político. Que estarmos a ouvir a porta-voz de Alfragide dizer uma coisa e estarmos a ver e ouvir em directo realidades diversas, se presta a tudo isso!
E, a culpa é de quem?! Só daquela "mensageira" da LISTA?
Se calhar, não. É da DIREITA, não de quem governa!