Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ESFREGÃO DE COZINHA

A propósito daquela frase de Guerra Junqueiro, com mais de 120 anos, Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo, lembrei-me da nossa actual Assembleia Legislativa e não deixei de me questionar: se tudo ou quase tudo que é proposto pelo Poder Executivo, o Governo, é aprovado na Assembleia da República, para que necessitamos dos 230 denominados "representantes do Povo", a quem cabe uma substancial fatia do Orçamento,dos impostos que pagamos, seja em salários, em viagens, pensões vitalícias e outras benesses?
É que, para mudar uma vírgula ou outra, acrescentar ou retirar um "pinchavelho" mal plasmado, seria suficiente o Governo ter ao seu serviço dois ou três advogados.
A AR como ressonância ou eco do Governo, não vale de grande coisa e dá uma imagem de água benta que faz a benzedura dos humores e vontades do Governo.
Aquela imagem de blocos coloridos a levantarem o rabo ou a colá-lo, em simultâneo, aos cadeirões, deixam-me a duvidar se alguém naquele Hemiciclo tem ideais ou vontade próprias ou se, porventura,como minimamente se lhes exige, cumprem o prometido desígnio de representarem o sentir dos seus eleitores.
Tão mal se ouve falar do sistema democrático americano e tão comum é, por exemplo, congressistas do partido do Presidente, não votarem as suas propostas!
Na nossa? Só se for por um queijo limiano!