Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

domingo, 21 de outubro de 2018

GRATIDÃO ETERNA

Estávamos no início dos anos cinquenta. Os meios de Saúde eram muito escassos no País e com mais acuidade nas regiões do Interior.
Naquela aldeia vouzelense, a da minha origem, a minha saudosa mãe estava muito mal. Eu teria 6 ou 7 anitos e, durante dois dias, ia ouvindo, na surdina do corredor que dava acesso ao quarto onde ela era assistida, que "seria um milagre salvá-la", pois havia perdido muito sangue.
Lembro-me que ia chorando e rezando pelos cantos do casarão, em inocentes apelos ao Deus do Mundo, para que a minha mãe recuperasse.
Ao segundo dia de aflição, enquanto o Doutor Simões procedia a transfusões de sangue, numa derradeira tentativa de a salvar, uma tia insistia comigo para que fosse comer alguma coisa, pois estava num jejum de dois dias, por recusar qualquer alimento.
No corredor, junto à porta do quarto, respondi-lhe, em desespero, que só comeria quando a minha mãe estivesse curada. A minha resposta foi ouvida pelo Doutor que vinha a sair e que, recuando uns passos, me colocou uma mão na nuca e me disse com a voz embargada:
- Vai comer, que a tua maezinha está salva!
Esta frase cresceu comigo e já meia dúzia de pêlos me despontavam no bigode insólito, quando me cruzava com o Doutro Simões pelas ruas de Vouzela, não era um médico que via, mas um salvador, que me inspirava respeito e alguma devoção.
E, porque é público, entre os lafonenses que este meu episódio intimista se replicou, durante anos, em muitos lares e unidades de saúde lafonenses, é justo que reconheça que toda a minha admiração e gratidão eternas por este Grande Homem e Grande Médico é, afinal, abrangente a toda a Sociedade Lafonense que nunca o esquecerá.
Por mim, o ter coragem de relatar algo muito meu, muito pessoal e que me acompanhou durante décadas, é, só por si, o meu preito de homenagem na despedida sentida que faço a um grande vulto, uma Alma Grande de Vouzela!|
Obrigado, Doutor Simões. Repouse na Paz que soube merecer!