Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

LAFÕES, UM ANO DEPOIS!

Dói, num misto de raiva e condolência, recordar as imagens de pânico e destruição de há um ano!
Lembrar o pavor e o sofrimento dos meus conterrâneos de Lafões e regiões vizinhas, as vidas perdidas e o património devorado pelas chamas, está bem espelhado naquela imagem do IP3, em que os utentes da via, cercados pelo fogo, junto aos seus carros, rezavam em coro de súplica e Fé.
Foi há um ano, ainda se sofre, pela perda de casas e haveres, muitos pela perda de familiares. Nem tudo está feito, que a solidariedade não saldou, de todo, as contas com as labaredas do infortúnio.
Mas, saber da forma como as Gentes de Vouzela e Oliveira de Frades, que me são mais próximas, souberam reerguer-se, dar as mãos, e reconstruir, as Almas, o edificado e como as Empresas da Região suplantaram o desânimo e recomeçam de novo, só nos pode orgulhar e nos fazem recordar que os beirões são mais de quebrar que de torcer!
E, sem entrar nas apreciações estéreis ou lições de cátedra, de como se previnem e combatem incêndios, que deixo para outros patamares mais adequados, espero que as Gentes das minhas terras e as de todos os cantos deste País, não se vejam mais confrontadas com calamidades, que sendo obra da Natureza, não deixa de ter contributos doutra natureza, da humana!
Hoje, só resta a congratulação, saber que os braços não caíram, e que particulares e empresas celebram, um ano depois, a arrancada para um novo fôlego, uma nova vida, com o mesmo ânimo e o labor de sempre.
Parabéns, lafonenses! O Vouguinha está feliz, por vós!