Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sábado, 14 de abril de 2012

DITADURA DO CONSENSO...

.... o blog do cidadão guineense e jornalista António Aly Silva, ontem detido e espancado pelos militares golpistas, está de novo activo, numa prova da coragem do responsável por aquele espaço, que tem sido a fonte do que se vai passando na Guiné.
  Confiscaram-lhe o material de trabalho, mas não lhe roubaram o espírito livre, o direito a informar, de que não se dispõe a abdicar, mesmo com riscos da sua integridade física.


  Eu procuro não ter uma visão do tipo "paternalista" do que, desde há décadas, se vive na Guiné Bissau, o que não obsta a que não entenda o comportamento dos militares, sobretudo, a partir do momento em que foi implantada uma certa ordem democrática. Lá, como cá, como em todos o países que adoptam esse sistema, o Poder é do Povo, que (mal ou bem) expressa a sua escolha nas urnas e elege os seus representantes na governação. Em Democracia, os militares estão subordinados a esse Poder político e devem actuar segundo as suas directrizes, por mais que custe a cada um dos "ombros estrelados".
Eu não creio, ao contrário de muitos analistas, que os angolanos tenham alguma estratégia para , duma forma ou de outra, controlarem, politica e economicamente a Guiné. Não me parece. Não vislumbro qual o seu interesse real desse objectivo.  O problema é que os militares e alguns políticos guineenses se têm posto a jeito para intervenções externas, que os conflitos permanentes, com prisões e assassinatos,  a consequente instabilidade e degradação económica, não oferece àquele Povo as mínimas condições de terem uma vida minimamente estável. O meu pressentimento é de que o braço armado daquele País está de tal forma viciado e minado pela anarquia (e por outros interesses obscuros) que só uma limpeza geral de quadros, acompanhada da criação de condições económicas mais consistentes (para o que será necessária a ajuda internacional), poderá proporcionar um Estado, na verdadeira acepção do termo.Era o que eu gostava de ver naquele País a que estamos historicamente ligados e em benefício dum Povo que se exprime na nossa Língua comum.A libertação do jornalista António Aly Silva, já foi reconfortante...Bom Sábado!