Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 7 de março de 2014

AS ESCADARIAS DA RAIVA

 Aos polícias assistem, grosso modo, ainda que com algumas particularidades, as razões para o descontentamento que grassa na maioria dos portugueses. Não é da justeza ou da oportunidade da manifestação de ontem, que vou tecer qualquer consideração. Apenas, para uma imagem pessoal do que ressaltou do que fui "espreitando", através da TVI24, do desenrolar daquilo que este canal televisivo, fez espectáculo mediático, com uma cobertura, quase desde o embrião ao parto, já noite dentro.
 Em três ou quatro pontos:


1- Considerando que (passe o facto da Lei não permitir manifestantes armados), estou convicto que 70% dos estimados 17.000 manifestantes estavam munidos das suas armas pessoais, destacar a ponderação que tiveram estes e os de serviço, para não transformarem o dia de ontem em algo que, hoje, todos estaríamos a lamentar e, não duvido, muitas famílias, a chorarem;
2 - Condenar um grupo minoritário que entendeu mascarar-se e que constituiu o núcleo mais problemático na tentativa da "invasão" da escadaria e, não é de enjeitar, os autores -  e imitadores das claques futebolísticas -,   dos petardos. Não tanto por serem os que se manifestaram com alguma violência, mais por não terem, numa visão, talvez simplista, a coragem da esmagadora maioria que deu a cara, o que, também, e em certa medida, nos coloca perante a preocupante sensação, ainda que não hajam sinais claros, de que estamos a recuar no tempo e a voltar a épocas em que só se pode dizer ou escrever aquilo que as diversas estruturas do Poder gostam de ouvir e ler.
3 - Dizer-vos que, repórteres e comentadores da TVI, me deram um sinal claro, pelas suas actuações, comentários e entrevistas, - e eles que me perdoem se estou a tirar conclusões erradas -, de estarem à espera e desejarem "carniça" para as audiências, sedentos de "casos" e "violência" que são muito do "alimento" que os sustenta! A preocupação de alguns  jornalistas e comentadores em quererem estabelecer diferenças de reacção das Forças da Ordem, às provocações do "mano a mano" do agora empurras tu, ora, agora, empurro eu, que foi o mais violento nesta Manif,  com aquela outra em que os agentes de serviço estiveram quase meia hora, a servirem de alvo a pedradas e arremesso de garrafas e objectos de toda a a ordem, resistindo, estoicamente, até à ordem para a carga, é do mesmo duvidoso profissionalismo dos agentes de comunicação que passaram grande parte da noite a tentar decidir se a tomada de um patamar das escadarias, foi uma vitória para os polícias manifestantes ou para os policias de serviço...
4 - Sem qualquer surpresa, pelo que este ponto nem deve ser novidade alguma, não sei se estiveram de outras cores partidárias, mas lá estavam dois "polícias honoríficos", sem boné nem chachat, mas, provavelmente,  com os tiques próprios do autoritarismo, que são deputados do PCP.

5 - Justo, será realçar a atitude da Presidente da Assembleia da República, que, mantendo-se no seu "posto de trabalho", soube receber na Casa do Povo, os representantes daqueles milhares de profissionais que reclamaram por justiça e dignidade para as fardas que envergam.
Perante tantas manifestações de desagrado a que vamos assistindo neste País, em razão dos apertos a que vamos estando sujeitos, mais do que os escadas para o Muro das Lamentações, bem podemos sugerir para aqueles degraus o título de ESCADARIAS DA RAIVA!