Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PASSAGEIRO DO DESENCANTO


 Ontem, Dia Mundial das Bibliotecas, com o Pensamento a fazer uma abordagem de gratidão a Gulbenkian pelos préstimos daquelas bibliotecas itinerantes,  de infantes tempos, que me despertaram o precoce gosto pela leitura,  uma das cogitações que me passaram pelo imaginário foi que o tempo do Ti António de Santa Comba era um comboio a vapor, pachorrento, mas seguro, sem acidentes de grande monta. Já, os tempos pós abrilada, um comboio rápido e com tanta velocidade e descontrole que se se vai despistando, descarrilando nas curvas e deixando-nos apeados à beira do abismo! 
E, ainda que, quer num, quer noutro,  privilegiasse, por opção jovem, viajar à janela para sorver os ventos livres, já cheguei a um ponto que nem sei qual a viagem mais segura. Se com um maquinista sisudo, de botas, mas experiente, ou com esta legião de condutores, libelinhas airosas, calçando ténis, formados à pressa, em escolas da treta, e sôfregos de chegarem ao destino......ao seu destino!
 De mim, singular, que pouco sou e menos valho, não faz mossa de maior, nem qualquer risco, confrontar-me com a dúvida na escolha do comboio. O que preocupa, e saber que poderão haver milhares, ou até milhões, de passageiros desencantados, nesta Estação arruinada!