Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que floresçam os bons exemplos....


....venham eles dos lugares mais ricos e urbanos ou de modestas vilas do Portugal real!

Fonte do "Noticias de Vouzela", um Semanário da região de Lafões, pela voz do vereador do pelouro de Administração e Finanças, dá-nos conta que o Município de Vouzela, nos últimos meses poupou já entre 30 a 40% em todos os Serviços.
Noutra vertente, conhecendo-se que há autarquias a pagarem a mais de 800 dias, a daquele Concelho se propõe a reduzir o prazo de pagamento que é, actualmente, de 79 dias.
Apraz-me registar este empenhamento, fruto dum sentido de responsabilidade e adequação ao momento difícil em que vive o todo nacional. Será modesto, gota de água neste oceano de problemas, mas que sirva de sinal e exemplo para os demais municípios, que, numa mudança radical, terão de tomar consciência, autarcas, munícipes e fregueses, de que urge acabar com esbanjamentos e desperdícios irresponsáveis, secundarizar o efémero e gastos em fachada eleitoralista. Que dão brilho por algum tempo e se apagam breve, mais não servindo que comprometer o Futuro e o que, no concreto, interessa às populações que servem.
É mais, ainda, um sinal que é urgente e necessário, nas autarquias como no Estado e nas empresas públicas, uma boa administração dos dinheiros públicos, em detrimento dos espectáculos promocionais com obras inúteis de novo-riquismo fútil e inconsequente para a melhoria de vida das populações.
Não é tarefa fácil, não se debelam vícios de décadas apenas com sinais e boas intenções, muito menos, em tempo breve, mas há que, sobretudo, valorizar e estimular todos, em especial, os que, com os pés bem assentes nesta terra que é nossa, têm plena compreensão do momento que vivemos.
Como, aliás, aquele edil soube sintetizar:

"É fruto de uma gestão rigorosa do executivo e de
uma envolvência total de todos os colaboradores:
Se eles não estiverem sensibilizados para esta matéria
as coisas não funcionam"