Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sábado, 23 de novembro de 2013

ESCADARIA PERIGOSA

 Já choveu, assentou a poeira e, como já pressentia,a invasão das escadarias de S. Bento, que, à luz da Lei, é ilegal, iria ter consequências. Há, antes de mais, a referir que os acontecimentos daquele dia , mesmo no seio dos manifestantes, não foram pacíficos. Foi um caldo de mentalidades e de visões diferentes dos limites legais, que, frente à AR, não foi consensual entre os responsáveis pelas diversas Forças, como aliás foi notório, para quem esteve atento às reportagens em directo. Foi o preço a pagar, pelos organizadores, por uma iniciativa tão abrangente.
 Penso,  ser errado pensar que a demissão do Director Nacional da P.S.P. se deve à atitude dos seus homens, enquanto manifestantes. Nada disso, que, segundo a CS, até foram elementos de outras forças, e tão diversas eram, as que mais impulsionaram a "invasão". Ao M.A.I. terá desagradado mais a propalada ineficácia dos polícias que tinham por missão evitar a subida da escadaria.
 Entretanto, vou adiantando que os "fariseus" do Parlamento e os amantes do "bota abaixo" que, eventualmente, esfregaram as mãos de contentamento, quando viram os policiais subirem as escadarias, muito provavelmente, desejando mesmo que aqueles lhes entrassem portas adentro, e que se vão deliciando com os ecos desta Manif, devem tirar o "cavalinho da chuva". Não será, só,  contra este Governo, nem contra este PR, que aqueles homens e mulheres, deram voz à sua revolta. O seu desencanto está a montante, foi acompanhando os passos desta "Democracia", desde há muitos anos, e que só tem sido contido por alguma formação cívica que lhes é incutida, por força do seu mister profissional e respeito pelas instituições da Nação. Ou será, que, por exemplo, os socialistas, já esqueceram o dia 22 de Setembro de 2005, em que uma Manif em tudo semelhante e integrada por quase todas as forças que,ontem, se manifestaram, em número aproximado, foram da Praça do Comércio até Belém, onde gritaram a plenos pulmões: Abaixo o Governo", "Abaixo o PR" e "Viva Cavaco", quando ainda era Presidente da República o socialista Jorge Sampaio?! Que meditem.....e não tentem montar o cavalo do descontentamento desta Gente.....que o animal quando couceia, não olha para quem lhe está atrás das patas!
 No rescaldo, resta louvar: o exercício dum direito constitucional, como é o da manifestação; o congregar de todas as forças de segurança, de vários Ministérios, o comportamento, apesar de tudo, pacífico. Condenar: a subida gratuita e ilegal das escadarias.  Acto simbólico, mas perigoso e pouco abonatório, sobretudo, dos profissionais a quem, num previsível futuro breve, será cometida a missão de conter outros manifestantes no exercício do mesmo direito.