Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PELAS TERMAS!

















Goste-se, ou não, as Termas de S. Pedro do Sul são, na vertente turística,  o mais apelativo Postal de Lafões.
  Não vou, mais uma vez, invocar das belezas naturais daquele aprazível  rincão, tantas vezes foram cantadas por estas margens do Vouguinha.
  Dizem os beirões e diz muita outra Gente, que não há Bela sem Senão. E é esse bem dispensável Senão que me leva a questionar, a propósito do estado vergonhoso, que não há que ter medo dos adjectivos, em que se encontra, desde há anos, o centenário Balneário Romano, que, para lá duma manifesta falta de respeito pelo Património, é um atentado à nossa memória Histórica.
 Um desprezo que avilta e deprime. Habitantes e os milhares que visitam aquelas Termas e que - casa-te, culpa! - é da responsabilidade última, ao que vem sendo apurado, a uma instituição pública que dá pelo sugestivo e pomposo nome de IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, a quem, é cometida a  missão de:   gestão,  salvaguarda,  conservação e a valorização dos bens que, pelo seu interesse histórico, artístico, paisagístico, científico, social e técnico, integrem o património cultural arquitectónico e arqueológico classificado do País. 

Sem pretender entrar pelos campos da Política, muito menos da politiqueira partidária, não encontro outra forma de questionar, se, ao invés de se esbanjarem os (poucos) dinheiros públicos destinados à Cultura, em subsídios a filmes "avacalhados", e a fundações da treta, não seria de bom senso olhar por este e outros pedaços da nossa História, que se degradam em morte lenta pelos recantos deste País, que não terá Futuro, sem Memória!