Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

AGULHETA NOVA

Não será toda a justificação, mas lembremo-nos que, por esse tempo de que ainda se  "fala", em que os tractores eram de quatro patas e viviam em currais, os agricultores, que cuidavam dos seus campos e não lhes deixavam entrar mato, cortavam o estrume dos pinhais para forrarem os currais do gado e, até, para fazerem o "adubo caseiro", depois substituído por químicos. Nas aldeias, as donas de casa, iam ao molho de ramos e arbustos secos ás matas, que era o combustível das lareiras e dos fornos comunitários. Acresce que, por esse tempo, as mais remotas povoações não estavam quase desertificadas e, sempre que havia notícia duma ignição, eram os próprios habitantes que dominavam as chamas, logo à nascença.
Hoje, o panorama dos campos é outro? É. Como, aliás, tudo se alterou. E aí é que está o problema. É que essa alteração do panorama do território não foi acompanhado de medidas correspondentes, que substituíssem aquela normalidade anterior. Viram o "Mundo a pular e avançar", para o melhor e para o pior, e os responsáveis, neste campo, ficaram a marcar passo na parada do antigamente, sem que pulassem e avançassem nas medidas que urgiam ser tomadas e consentâneas com a nova realidade.
Insistir na falta de acessos, quando, de há muito, se acede à Lua e a Marte e há caminhos para todo o espaço não é mais do que reconhecer falhanços próprios, de quem tinha por obrigação fazer e não fez!
E que, perante a apatia política, alguns estranhos interesses se foram criando?! É natural...... Como em tudo.
Por vezes, é sintomático como, mesmo antes duma Lei, que obriga a uma determinada prática ou utensílio, ser aprovada, já está alguém a criar uma empresa com esse produto obrigatório ou com os caminhos burocráticos para a sua concretização....
Mas, não é aqui, ou só aqui, que radica o flagelo dos incêndios..
Em suma:
 para novas realidades, novas medidas. Um ordenamento do território que contemple a realidade actual do Interior...
Agulheta nova, precisa-se..... mas pode custar votos!