Principal vizinha de Moçambique, a África do Sul é uma potência africana, que sobressai pelos seus índices de desenvolvimento.
Caldo de etnias e culturas, o seu cariz multirracial emergente do fim do execrável apartheid confere-lhe uma faceta muito própria no continente africano. A toda esta realidade não é alheia a visão humanista, a palavra e o exemplo, do símbolo da Paz que ainda é Nelson Mandela.
Ensombrados os últimos dias pela morte dum radical de extrema-direita, um movimento minoritário que se mantém arreigado aos ultrapassados dogmas da separação étnica, teme-se pela eclosão de confrontos que alterem aquele quadro de relativa paz e convivência.
Na antecâmara do Campeonato do Mundo de Futebol, que a África do Sul se orgulha de vir organizando e que se vai disputar muito em breve, todos esperamos que a sábia e pacífica palavra do Nobel da Paz vingue no espírito de todos os sul africanos, seja qual for o seu credo ou cor.
São do final de Março último as fotos do JT, publicadas num dos seus blogues de viagens, em http://sulafrica.blogspot.com/. Limitei-me a dar-lhes algum movimento e acrescentar-lhes uma amostra das canções da inconfundível voz de Miriam Makeba.