Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

domingo, 27 de janeiro de 2019

SENHOR DA AGONIA

Passei imensas vezes por esta capelinha, nos anos de juventude!
A seus pés,  no fundo duma escarpa, corre o Trouço, um afluente do Vouga, onde, desde muito novo, aprendi a pescar. Ainda Hoje me rio da forma rudimentar como engendrei, com sete verdes anos, os primeiros anzóis, com recurso a rede da capoeira do quintal lá de casa. lol
O respeito e a devoção que os paroquianos tinham, então, pela sua capelinha na Frádega, ficava bem à evidência como todos corriam para as imediações da capela, sempre que um incêndio se manifestava nas redondezas e donde só saíam depois de extinguir o fogo com fracos meios artesanais, mas com uma união e um empenho que se não voltou a ver, em tempos novos!



"A Ermida do Senhor da Agonia
Freguesia de São Miguel do Mato

Conta-se que num pequeno monte dos arredores da localidade de Lourosa, na freguesia de São Miguel do Mato, andava uma pastorinha a guardar o rebanho de ovelhas e, ao mesmo tempo, andava a fiar.
Deixou então cair o fuso, que rolou para uma brecha aberta na rocha.
Debruçando-se, para o apanhar, viu que por ali havia sangue e encontrou na fresta uma cruz, com a figura de Nosso Senhor pregado.

Em 1818, José Pereira Baptista, relatou este eventos assim:
“No dia onze de Agosto de mil e septe centos, e cincoenta Maria Pereira casada com Manoel Rodrigues dos Santos que morava nas casas ultimas de Moçamedes para o Sul e hoje…tinha mandado huns filhos piquenos buscar lenha no monte onde avistaram? o Senhor. Demorando os piquenos muito ella partiu de casa a procurallos, e os achou a brincar no sitio onde o Senhor appareceu. Ralhou-lhes mandando-os apanhar lenha, e sentou-se fiando a sua roca sobre essa penedia, donde estava o Senhor. Dahi a pouco olhou para baixo por entre huns buracos, ou pedras, onde havia alguns fetos, e viu, que bullião, como se fossem açoutados por grande vento: olhou para os buracos e para o Ceo, e tudo estava sem vento algum. Continuou a fiar, e dahi a pouco caiu-lhe o fuso abaixo por entre as pedras, onde os fetos bullião, e descendo buscou o fuso achou-o encostado a hum braço do Senhor, que tinha o resto do corpo, e cruz coberta de musgo. Foi tirando o musgo e descobriu o Senhor. (…)”
Tal noticia espalhou-se rapidamente, entre populares e autoridades religiosas, que vieram a confirmar que se tratava do Senhor da Agonia, erguendo-lhe uma capela alguns anos depois.
Ainda hoje, desde 1750, nesta capela situada na ermida da Frádega, se venera o Senhor da Agonia, com a realização de uma festa popular anual, realizada em de agosto, da qual fazem parte a missa e diversas atividades tradicionais.
Consta-se que era tradição proceder-se à medição do Senhor da Agonia, antes do inicio da missa em sua honra, acreditando-se que a figura crescia cerca de 1cm por ano.
Atualmente, este património edificado da freguesia de São Miguel do Mato, faz parte de um circuito pedestre (PR 5 ) que pode ser percorrido durante todo o ano e dá a conhecer a fauna e flora locais, bem como o rio Troço, a ribeira da Pacheca e a antiga igreja paroquial."

(foto e texto, DAQUI)