Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Apaches & Rebeldes dos anos sessenta


Anos sessenta. A irreverência, o sonho, os anseios da juventude, consubstanciavam-se num amplo movimento de ideais de que a música era o suporte mediático. Era época em que os sons do twist e do Yé-Yé ecoavam por todo o Mundo.
Em Moçambique, onde a cultura musical era já bem fecunda, por tradição, iam chegando as ondas da Nova Vaga. Eram os tempos da calça à "boca de sino" e dos cabelos "à Beatle", dos convívios académicos, dos bailes de garagem e dos espectáculos nas Associações. As influências vinham de longe, através do cinema, da Rádio, da abundante produção discográfica já implantada naquele território, inexistentes que eram as estações televisivas.
Foi nesse contexto que na cidade da Beira, surgiram alguns grupos musicais que foram sendo conhecidos por todo o Moçambique, através do emissores regionais e da itinerância artística dos conjuntos musicais por cidades, vilas e povoações.
De entre eles, destacaram-se na terra dos chamuares "OS REBELDES" e "OS APACHES", com o testemunho vivo de muitos dos seus músicos e dos seus admiradores e fãs de há mais de quatro décadas.
Ei-los, ao som dos SHADOWS, cujas melodias foram uma das fontes de inspiração do seu repertório: