Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia de São João

É inevitável. Estas festividades, com raízes em tradições antigas do nosso Povo, despoletam recordações que nos remetem para anos de juventude, para os tempos das sacolas escolares, com lousa e giz, dos folguedos juvenis que nos ocupavam os tempos livres.
O São João, é, do trio estival, provavelmente, o mais celebrado no Norte do País, tinha duas vertentes na minha infância: a ida, logo pela manhã, no Vouguinha fumegante, com a rapaziada do meu tempo, para Viseu onde assistíamos, entusiasmados, às, naquele tempo já antigas, "Cavalhadas de Vildemoinhos". À noite, de regresso das festividades da cidade de Viriato, e após se terem, abusivamente, "alugado" uns vasos das varandas mais floridas, saltavam-se as fogueiras com aroma de rosmaninho, perante a preocupação dos mais velhos que iam avisando para o chamuscar dos putos de perna curta, menos dotados para o salto das labaredas.
As "Cavalhadas" continuam, apagaram-se as fogueiras, mas o S. João permanece vivo no imaginário e na tradição, sendo no Porto onde esta todos os anos se renova com mais brilho.
E é num vaso de manjericos da Invicta que deposito uma quadra, bem ao espírito do São João....e à maneira do Norte: