
As SWAP, são afinal, um monstro, um vírus terrível, que estava, não só na carteira deste Banco, como de muitos outros. E que, todos que lhe mexeram, no exercício do seu mister, estão contaminados. O que me surpreende é que a maior epidemia de swap foi autorizada e contratada pelas empresas públicas durante o Governo Socialista do Engº Sócrates e, que eu saiba, não está marcada nenhuma fumigação para os lados do Rato!
Desconfiado como sou, dou comigo a pensar se tanta cruzada contra estes ex-privados, não é cortina de fumo lançada pelos índios da rataria, para iludirem a própria culpa com falsos sinais das suas fumarolas.
É que me estou a lembrar dos tempos do contrabando de gado na fronteira junto a Vila Verde da Raia. Sempre que os contrabandistas pretendiam fazer passar para Espanha uma manada de centenas de vacas, telefonavam para a Guarda-Fiscal, alertando para a passagem de gado em local diverso. Lá ocorriam, com toda a sua força, os homens da autoridade, que só encontravam duas ou três cabeças de gado velho ou doente, enquanto, não muito longe, ia passando, calmamente, o grosso da manada!
Estes catecismos políticos já não trazem nada de novo. Só estratégias já muito conhecidas!...