.... abortos mal paridos!
Foi assim que Marques Vidal, Juiz Conselheiro e ex-Director da PJ considerou as polémicas alterações ao Código Penal nesta legislatura.
Disse-o num Colóquio realizado em Faro, anteontem, no mesmo Algarve onde, horas depois, um casal de ingleses era espancado e roubado dentro da sua própria casa e enquanto, entre outros crimes, uma enfermeira era sequestrada, roubada e violada, quando saía do turno de serviço no Hospital Amadora-Sintra.
Não trago estes exemplos como alarmismo, tanto mais que só não sabe quem não quer a forma perigosa e avassaladora como o crime violento disparou após as "benesses" conferidas aos arguidos pelas controversas e economicistas alterações às Leis Penais.
Naquele mesmo colóquio, Marques Vidal, não se inibiu, a crer no que vem noticiado num jornal diário, de chamar os supostos autores ou proponentes daquelas reformas penais, Rui Pereira e Alberto Costa, de incompetentes.
Mais do que a declarada incompetência daqueles dois ministros, importava saber quais as forças partidárias que se comprometem a avaliar conscientemente e reformular, como parece ser urgente, aqueles preceitos penais que, ao invés de darem garantias às vítimas, podem, por via indirecta, promover os crimes e incentivar os seus autores.
Quanto às reformas, fica a classificação em registo: