Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mas o que é isto?!

Voltou a mordaça?!
Já estamos na Venezuela ou o Chavez já manda por aqui?
É que não encontro explicação válida para o facto duma administração televisiva suspender um programa informativo que era líder de audiências!
Há outros paus nesta engrenagem!!!
Que os telespectadores, gostem ou não do estilo de MMG, têm o direito de conhecer, enquanto cidadãos dum país que se diz democrático e amante da Liberdade!

Manuela Moura Guedes explica ao JN porque se demite da direcção da TVI

12h42m

Dina Margato
foto Isabel de Oliveira
Manuela Moura Guedes explica ao JN porque se demite da direcção da TVI
Manuela Moura Guedes voltaria amanhã com o Jornal Nacional

A direcção de Informação da TVI demitiu-se esta quinta-feira.

João Maia Abreu, Manuela Moura Guedes e Mário Moura, director e subdirectores de Informação, apresentaram demissão em bloco na sequência da suspensão, por parte da administração, do "Jornal Nacional" de sexta-feira.

Manuela Moura Guedes contou ao JN que a administração comunicou, esta manhã, a João Maia Abreu que "iriam acabar com o noticiário das sextas-feiras, que não haveria mais 'Jornal Nacional" das sextas. Mediante tal medida, os responsáveis resolveram apresentar a demissão dos cargos que exerciam, explica Manuela Moura Guedes.

Coloca-se então a possibilidade de Manuela Moura Guedes deixar a TVI? A subdirectora de Informação e pivô do noticiário das sextas-feiras esclarece que se trata, apenas, de uma demissão do cargo.

Além da Direcção de Informação, também a chefia de redacção apresentou a demissão RTP

A Direcção de Informação da TVI apresentou a demissão após ter tido conhecimento da decisão da administração da empresa em suspender o Jornal Nacional de sexta-feira apresentado por Manuela Moura Guedes. A Media Capital confirmou a demissão e informou que João Maia Abreu "aceitou manter-se interinamente em funções até ser nomeada uma nova Direcção de Informação".

Ainda sobre a demissão:

O comunicado da Media Capital à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) não esclarece os motivos da demissão da Direcção de Informação da TVI adiantando apenas que "ao final desta manhã, o Senhor Administrador Delegado recebeu do jornalista Dr. João Maia Abreu o pedido de demissão do cargo de Director de Informação da TVI e, de seguida, pedidos de demissão dos jornalistas Engº Mário Moura e Drª Manuela Moura Guedes dos cargos de Director-Adjunto e Sub-Directora, respectivamente".

Em declarações ao jornal "Público", Manuela Moura Guedes confirmou que a demissão aconteceu devido à suspensão do Jornal Nacional que ia apresentar já esta sexta-feira, acrescentado que têm "pronta uma peça com notícias novas sobre o caso Freeport, com dados novos e, como sempre, documentados".

O diário adianta ainda que a decisão veio de Espanha, sede da Prisa, que é proprietária da TVI. A Prisa terá justificado a suspensão do Jornal Nacional, escreve o "Público", com razões económicas, em consequência de uma reestruturação em curso.

Além da Direcção de Informação, também a chefia de redacção, composta por António Prata e Maria João Figueiredo, apresentou a demissão.

Cancelamento do Jornal de sexta é um "escândalo", diz Moniz

O ex-director-geral da TVI afirmou em declarações à Agência Lusa que "o que acaba de acontecer é um escândalo a todos os títulos: do ponto de vista político, empresarial e da liberrdade de informação em Portugal".

José Eduardo Moniz, que deixou a TVI há poucas semanas, acrescentou que esta posição demonstra "uma enorme falta de verticalidade da parte dos accionistas". "Acabam de revelar que não têm estatuto nem dimensão para terem um órgão de comunicação social em Portugal", disse o agora vice-presidente da Ongoing.