Iniciar

Para iniciar esta Página, faça um clic na foto.
Navegue....e mergulhe, está num rio de águas límpidas!

sábado, 12 de setembro de 2009

CUIDADO COM OS BURLÕES!


- Eles tinham tão bom aspecto, vinham tão bem vestidos e eram tão bem falantes!...
Mais palavra, menos palavra, é a desculpa envergonhada com que as vitimas dos mais diversos "contos do vigário" justificam terem caído na esparrela.
De há muitos anos, e com uma frequência inusitada, passem os avisos constantes e as acções de esclarecimento junto de potenciais incautos, há sempre alguém a deixar-se seduzir pelos burlões.
Seja na armadilha das notas a saírem de circulação; na ilusão da cautela premiada; na treta da inscrição na Segurança Social; na compra enganosa dum tijolo por telemóvel; pelo conhecimento de familiares e tantas outras tramóias, as vítimas lamentam sempre:
- Eles tinham tão bom aspecto, vinham tão bem vestidos e eram tão bem falantes!...
Não há volta a dar-lhes. Por mais avisos, alertas e conselhos, neste Povo, que nem é parvo, continuam muitos a serem levados pelas boas aparências e retórica bem treinada e melhor afinada.
E, se há um tipo de burlões que não têm data para o embuste, outros só aparecem ciclicamente, em períodos de imperiosa necessidade.
Não será, pois, a destempo um novo aviso, um redobrado alerta, aos mais incautos ou distraídos, sobretudo, até final do mês de Setembro, ainda quente e propício à coisa: ainda que tenham bom aspecto, envergando fatos Armani, como se acabassem de sair dum desfile de moda ou concurso de beldades e utilizem uma linguagem melosa e cativante, prometendo barras de ouro que nunca mais vos poderão dar, ou uma vida no paraíso no inferno que nos reservam, desconfiem. Não sejamos patinhos!
Para que, após a burla, irremediavelmente enganados, não voltemos a ouvir o velho chavão:
- Eles tinham tão bom aspecto, vinham tão bem vestidos e eram tão bem falantes!...

Um conselho amigo do Vouguinha